Turquia
Home Destaques Turquia sofre, mas vence Bélgica e avança no Europeu
Destaques - Internacional - 27 de agosto de 2023

Turquia sofre, mas vence Bélgica e avança no Europeu

Vargas, mais uma vez, liderou a Turquia no confronto de oitavas de final


A classificação da Turquia para as quartas de final do Campeonato Europeu feminino de vôlei, neste domingo (27/8), foi sofrida. Jogando em Bruxelas, as campeãs da Liga das Nações venceram a Bélgica, dona da casa, por 3 sets a 1, parciais de 25-22, 16-25, 25-15 e 32-30. Nas quartas, o time de Daniele Santarelli enfrentará o vencedor de Polônia x Alemanha.

A primeira coisa que você pode pensar ao ver apenas o resultado é: Britt Herbots foi decisiva para a Bélgica. Errado. A ponteira, sem condições físicas, foi relacionada como líbero, sem poder ajudar o time no ataque.

Sem sua principal jogadora, a Bélgica se mostrou um time valente, com peso de bloqueio e capaz de desestabilizar a linha de passe da Turquia em vários momentos. Por pouco, não levou a decisão para o tie-break. No eletrizante quarto set, chegou a ter três pontos de vantagem, levou a virada, salvou match points (dois deles bloqueando Melissa Vargas na saída de rede), mas sucumbiu ao poderio ofensivo das rivais.

Vargas terminou a partida com 27 pontos, 25 deles no ataque, com 56% de aproveitamento. Ebrar Karakurt, afrontosa como sempre, foi decisiva no fim do quarto set, finalizando o duelo com 20 pontos (16 no ataque, com 59% de acerto, dois aces e dois blocks). O destaque negativo foi Eda Erdem, zerada no ataque em sete tentativas, e com apenas três pontos no jogo, todos no bloqueio, mesmo atuando todo o confronto.

Pelo lado belga, elogiáveis 18 pontos no bloqueio, 11 deles da central Marlies Janssens, que somou 16 no jogo. A maior pontuadora foi a oposta Pauline Martin, com 18.

As turcas já sabem contra quem poderão fazer uma hipotética semifinal: Itália ou França, as duas seleções que ontem abriram as oitavas de final com vitória sobre Espanha e Romênia, respectivamente.