VNL - EUA x Turquia
Home Destaques Turquia vence EUA e segue na liderança do ranking mundial
Destaques - Liga das Nações - 2 de junho de 2024

Turquia vence EUA e segue na liderança do ranking mundial

Vargas dá mais um show em triunfo conquistado no tie-break, no último dia da segunda semana da VNL


Em um duelo de gigantes do vôlei feminino, a Turquia levou a melhor sobre os Estados Unidos no tie-break, neste domingo (2/6), com parciais de 21-25, 25-20, 25-21, 12-25 e 15-12, em Arlington (EUA), pela segunda semana da Liga das Nações feminina (VNL). Com o resultado, a equipe comandada por Daniele Santarelli permaneceu na liderança do ranking mundial.

A Seleção Brasileira, que mais cedo superou a Tailândia em sets diretos e também está invicta na competição, ultrapassaria as turcas na lista em caso de triunfo das americanas. Mas a torcida verde e amarela não foi suficiente. Veja como está o ranking mundial.

A oposta Melissa Vargas roubou a cena mais uma vez e, com 27 acertos, terminou o confronto como maior pontuadora. Foram 23 pontos de ataque (51% de aproveitamento), dois de bloqueio e dois aces. Karakurt veio em seguida, com 19. Do lado americano, a oposta Thompson totalizou 16 e a central Dana Rettke marcou 14.

Os Estados Unidos fizeram um primeiro set consistente, mas pecaram nos dois seguintes. Os erros, aliás, custaram caro à equipe americana, que bloqueou mais na partida (14 a 11) e igualou as turcas em ataques (61 a 61). No quarto set, o time de Karch Kiraly acordou e estabeleceu uma diferença assustadora, 13 pontos, abusando da instabilidade no passe das ponteiras turcas. No tie-break, as equipes protagonizaram uma batalha. As americanas abriram vantagem no placar, mas a Turquia conseguiu reagir numa passagem de Elif Sahin pelo saque e concretizar a vitória.

Na classificação da VNL, a Turquia assumiu a quinta posição, com 18 pontos. Os Estados Unidos estão em oitavo, com 13 somados, e no momento aparecem fora da zona de classificação para a fase final. A Tailândia, 12ª colocada, por ser sede da etapa decisiva, já tem uma das oito vagas garantidas. Veja a tabela completa.

As equipes voltam às quadras na terceira semana da competição, em Hong Kong, na China. Os Estados Unidos encaram a França na terça-feira (11/6), às 3h30 (de Brasília), enquanto a Turquia enfrenta a Tailândia quarta-feira (12/6), às 6h.