Turquia
Home Liga das Nações Turquia x EUA: o poderio de Vargas/Karakurt
Liga das Nações - 14 de julho de 2023

Turquia x EUA: o poderio de Vargas/Karakurt

Nova dupla é a principal esperança da Turquia para avançar à final da VNL


Vôleifãs mundo afora aguardam com ansiedade a segunda semifinal da Liga das Nações feminina, neste sábado (15/7). A partir das 21h30 (de Brasília), com transmissão do Web Vôlei, Estados Unidos e Turquia duelarão por um lugar na decisão da edição de 2023 da VNL.

E são vários os motivos para o confronto gerar alta expectativa. Um deles é a dupla Melissa Vargas/Ebrar Karakurt. Inicialmente, era esperado um duelo entre as duas opostas pela titularidade após a cubana naturalizada ser liberada ao cumprir a quarentena obrigatória de quem tem a dupla cidadania esportiva. Mas Daniele Santarelli tem dado um jeito de escalar as duas juntas.

Na primeira etapa da VNL, no duelo contra as americanas em casa, a Turquia atuou com a dupla do terceiro set em diante. Karakurt começou como titular na saída de rede, com Vargas no banco. As campeãs olímpicas abriram 2 a 0, até Santarelli juntar as duas. E os números individuais ajudam a entender como as turcas levaram a decisão para o tie-break.

Karakurt anotou 26 pontos, apenas um a mais do que Vargas. No total, a Turquia atacou 147 vezes, com a dupla somando 87 deles, ou seja, quase 60% das ações. Naquele jogo, a seleção turca fez 61 pontos no ataque, 41 da dupla: 67% do total do time.

Nas quartas de final, contra a Itália, na vitória da Turquia por 3 a 0, os percentuais da “dependência” foram semelhantes. Foram 16 pontos de Vargas e 8 de Karakurt, desta vez escaladas como titulares. Dos 77 ataques turcos, 46 foram da dupla, perto dos 60% do total. Elas fizeram 21 pontos dos 37 do time no fundamento, ou seja, 56%.

Outra dúvida era sobre o desempenho de Karakurt no passe ao jogar improvisada. E ela vem dando conta do recado. Na última quinta-feira, ela teve 50% de positividade, em 14 tentativas. No duelo anterior com as americanas, ela foi mais acionada no passe (21 vezes) e teve 43% de positividade, com apenas um erro cometido.

– Estou muito orgulhosa da minha equipe, fizemos um ótimo trabalho. Trabalhamos muito bem contra um time muito forte e é bom começar a fase final com uma vitória por 3 a 0. Mas queremos ser campeãs e temos mais duas partidas. Sabemos que todo o nosso país está conosco e queremos agradecê-los por seu apoio – comentou Karakurt.