Ucrânia elimina a Croácia na Challenger Cup
Rebaixada na última Liga das Nações feminina, a Croácia perdeu a oportunidade de retornar à elite do vôlei mundial em 2024. Nesta quinta-feira, em Laval (FRA), derrota nas quartas de final da Challenger Cup para a Ucrânia por 3 sets a 1, parciais de 25-15, 25-15, 18-25 e 25-19.
Por uma vaga na final da competição de acesso à VNL, a seleção ucraniana enfrentará a França, dona da casa, no próximo sábado.
A Croácia foi dominada em grande parte do jogo. A Ucrânia teve números muito melhores no ataque, com quase 50% de aproveitamento (croatas ficaram com 35%). O grande destaque no fundamento foi Oleksandra Milenko. A ponteira teve 62% de aproveitamento no ataque, pontuando em 15 das 24 tentativas. Ela terminou a partida com 17 pontos. Já a maior pontuadora foi a oposta Anastasiia Kraiduba, com 19.
Sem a oposta Samanta Fabris, a seleção croata ficou sem a bola de segurança. A maior pontuadora do time foi a central Bozana Butigan, com 16, quatro deles no bloqueio.
Amanhã serão conhecidas os outros dois semifinalistas da Challenger: Suécia x México (meio-dia no horário de Brasília) e Colômbia x Quênia (15h30). Todos os jogos são transmitidos pela Volleyball World. Apenas o campeão garantirá vaga na próxima VNL feminina.