
Universíade: Brasil leva virada do Japão e está fora da final
A Seleção Brasileira feminina de vôlei disputará a medalha de bronze na Universíade de 2025 em Berlim, na Alemanha. Nesta segunda-feira (21/7), derrota de virada para o Japão, na semifinal, por 3 sets a 2, parciais de 29-31, 25-17, 20-25, 25-16 e 15-10.
Na disputa pelo terceiro lugar, o Brasil terá a Alemanha pela frente, na próxima quarta-feira (23/7), a partir do meio-dia (de Brasília), com transmissão pela Fisu.tv na internet. A final entre a favorita Itália e o Japão acontecerá às 15h.
A desclassificação brasileira foi sofrida. No primeiro set, o time dirigido por Aldori Gaudêncio chegou a abrir 24 a 19, se aproveitando de boa atuação das ponteiras Sabrina Groth e Mari Brambilla. As japonesas, porém, reagiram, chegaram a virar e tiveram set point. O Brasil assimilou bem a perda da vantagem, além de contestar uma marcação de bola fora bem polêmica da arbitragem, e conseguiu fechar no sufoco por 31 a 29.
O segundo set foi dominado pelas japonesas. Além do costumeiro volume de jogo, o time asiático teve uma eficiência muito maior no ataque para ganhar com facilidade por 25 a 17. Aldori mexeu no time para a parcial seguinte, com Kelly no lugar de Larissa e Manu na vaga de Camila Mesquita. O equilíbrio permaneceu até o 16-16, quando o Brasil abriu vantagem e administrou até fechar em 25-20.
No quarto set, a Seleção não se encontrou. Saiu atrás e não conseguiu reagir, mesmo com algumas mudanças na formação. Já o tie-break foi tenso, com o Japão abrindo 3 a 0, o Brasil empatou em 3 a 3 e depois tomou seis pontos seguidos (3 a 9). As brasileiras reagiram e chegaram a estar perdendo por apenas dois: 8 a 10. Mas a virada não aconteceu.
Três jogadoras do Brasil chegaram aos dois dígitos na semi da Universíade: Sabrina Groth (21), Mari Brambilla (18) e Lanna (15). O fundamento mais destacado do time hoje foi o bloqueio, com 20 pontos, 13 a mais do que o Japão. A ponteira Ameze Miyabe, irmã de Airi, central da seleção principal japonesa, anotou 22, e foi o destaque do time.