Vaivém do mercado, 10 de junho de 2023
Confira as novidades do mercado internacional do vôlei
– A League One, nova competição profissional feminina dos Estados Unidos, segue atraindo os grandes nomes do país para a estreia. O último nome anunciado foi o do campeã olímpica Jordan Thompson. A oposta atuará na competição na temporada 24/25. A jogadora, que estava no Milão, jogará no próximo ano no Vakifbank, como substituta da italiana Paola Egonu, uma das principais notícias neste mercado de transferências do vôlei. O anúncio deverá ser feita nos próximos dias.
– A ponta/oposta Indre Sorokaite defenderá o Pinerolo na temporada 2023/2024. A experiente lituana naturalizada italiana estava no Scandicci.
– No vôlei masculino do país, Milão confirmou neste sábado a contratação do oposto Petar Dirlic. O croata de 26 anos e 2,05m defendeu Cisterna na última temporada italiana.
– Na Turquia, o Kuzeyboru contratou a ponta Edina Begic. A jogadora bósnia fazia parte do elenco do Milão na temporada passada.
– Na segunda divisão turca, o Karsiyaka contratou a brasileira Gabriela da Silva. A oposta de 29 anos estava no vôlei de Israel, no Maccabi Ashdod. Após defender Brusque em 16/17, ela passou ainda por Argentina, Suíça, Espanha, França e Finlândia.
– Já o Besiktas, novo integrante da elite turca feminina, manteve a ponteira local Ecem Aknam por mais uma temporada.
– No mercado da França, o Volero Le Cannet contratou a levantadora Da-Yeong Lee. A sul-coreana estava no Rapid Bucaresti, da Romênia. A jogadora ganhou as manchetes internacionais após ser afastada da seleção, ao lado da irmã, por denúncias de agressão e bullying estudantil. O time também já anunciou a substituta de Vita Akimova, agora no Novara, na saída de rede. Victoriia Russu, também russa, ex-Alba Blaj, da Romênia, será uma das opções na saída de rede do campeão francês.
– Na República Tcheca, o Dukla Liberec contratou a central brasileira Thamiere, 22 anos, formada na base do Flamengo. Ela já atuava no país pelo Frydek-Mistek.