Vaivém do mercado, 21 e 22 de janeiro de 2024
Confira novidades no mercado europeu
– Surpresa no mercado do vôlei. O técnico Tuomas Sammelvuo não comandará mais o Zaksa Kedzierzyn-Kozle no restante da temporada. A saída do finlandês foi anunciada pelo clube polonês nesta segunda-feira (22/1). Adam Swaczyna será o interino. De acordo com a nota oficial, a decisão foi tomada após “os resultados desportivos insatisfatórios alcançados”: ficar fora do G8 do Polonês e não avançar diretamente para as quartas de final da Champions. O Zaksa é o atual tricampeão europeu e sofre diversas lesões de atletas importantes nos últimos meses.
– Ainda no vôlei polonês, o nome do oposto alemão Georg Grozer é apontado como provável reforço do Gdansk para a próxima temporada. O veterano jogador foi o destaque da seleção da Alemanha no último Pré-Olímpico, no Rio de Janeiro.
– Na França, o ex-jogador Frantz Granvorka foi anunciado como novo diretor do Tours. O atual campeão nacional é dirigido por Marcelo Fronckowiak, tendo Abouba e Aracaju no elenco.
– Também no vôlei francês, o canadense Dan Lewis é o novo treinador do Poitiers, da primeira divisão. Lá ele encontrará os compatriotas Brett Walsh (levantador), Jackson Howe (central), Mathias Elser (ponteiro) e Pierce Johnson (ponteiro).
– No mercado de atletas da Coreia do Sul, troca de estrangeiras no Heungkuk Life Pink Spiders. A oposta bósnia Jelena Mladenovic deixa o projeto, sendo substituída pela americana Willow Johnson.
– Na Itália, o Pinerolo, uma das gratas surpresas da elite feminina na temporada 23/24, renovou o contrato com o técnico Michele Marchiaro por mais um ano.
– Colocada na mira do Vakifbank para a próxima temporada, a ponteira japonesa Mayu Ishikawa, atualmente em Firenze, vê crescer os rumores de reforçar do Novara para 2024/2025, de acordo com a mídia italiana. Outro nome que interessa ao Novara é o da central sérvia Maja Aleksic, do Vallefoglia.