Vaivém: Leal é bola da vez no mercado
A temporada 2019/2020 ainda reserva pelo menos de três meses de muita atividade mundo afora. Mas não impede que os grandes nomes do mercado, como Leal, já recebam propostas tentadoras.
O Web Vôlei apurou que o cubano naturalizado brasileiro do Civitanova está na mira de três times russos. Um deles não é surpresa para ninguém: o Zenit Kazan.
Com um desempenho bem abaixo da média na temporada, o time promete uma grande reformulação para voltar ao topo. O francês Ngapeth é candidatíssimo a sair, então uma vaga na ponta será aberta. Na verdade, duas, já que Mikhaylov, grande referência do Zenit Kazan, voltará a jogar na saída de rede, sua posição original, na temporada 2020/2021. Desta forma, o búlgaro Sokolov também será outro a deixar a equipe russa em breve.
Leal se encontra no último ano de contrato do Civitanova. Já declarou algumas vezes estar muito feliz na Itália, tem a simpatia do restante do elenco, ganhou Italiano, Europeu e Mundial, além de gostar de projetos a longo prazo, como fez no Sada/Cruzeiro. E, por ser um diferencial mesmo dentro de um elenco galáctico, ele sabe do interesse do atual time em mantê-lo por mais algumas temporadas.
A favor dos russos pesa o dinheiro. Antes de Leon anunciar a renovação com o Perugia até 2022, os Zenits Kazan e San Petersburgo fizeram ofertas beirando os dois milhões de euro por temporada, aproximadamente R$ 9,2 milhões. E o dinheiro ficou em caixa com a permanência do cubano naturalizado polonês na Itália. E eles sabem que são poucos os atletas na prateleira internacional no nível de Leal e Leon.
E o interesse em Leal não é apenas russo. O ponteiro já foi sondado por um rival italiano. Nas próximas semanas, com Italiano e Champions começando a afunilar, as peças deste complicado tabuleiro de xadrez do mercado serão mexidas em busca do xeque-mate.
Por Daniel Bortoletto