Vakifbank acaba com invencibilidade do Fener
Markova e Van Ryk lideraram o Vakif no clássico deste sábado
Caiu o último invicto do Campeonato Turco feminino de vôlei na temporada 2024/2025. Neste sábado (2/11), o Vakifbank impôs o primeiro resultado negativo ao Fenerbahce. Em duelo de cinco sets, triunfo do time de Giovanni Guidetti, com parciais de 25-23, 14-25, 23-25, 25-17 e 15-10.
Antes de citar os destaques do jogo, é preciso citar os desfalques. O Vakifbank anunciou durante a semana a ausência da levantadora Cansu Ozbay. Pelo Fener, a oposta Melissa Vargas foi a baixa. O clube anunciou que ela sentiu dores no joelho direito depois da partida contra o Galatasaray e por isso foi poupada.
Sem Vargas, o Fenerbahce ficou sem uma referência ofensiva. A polonesa Magdalena Stysiak liderou o time, mas com 15 pontos, todos no ataque, com 41% de acerto.
Ao comparar com as maiores pontuadoras do Vakif, a diferença aparece:
– A ponta russa Marina Markova somou 30 pontos, 26 deles no ataque, com 62% de aproveitamento
– A oposta canadense Kiera Van Ryk anotou mais 27, com 47% de acerto no ataque
O Fener ainda sofreu bastante no passe, com quase todos os pontos da reta final do tie-break tendo a recepção ruim como protagonista. A ponta Meliha Ismailoglu teve 25% de positividade, em 20 tentativas e quatro erros. A brasileira Ana Cristina finalizou com 29%, com cinco erros em 35 ações. As duas terminaram o duelo com 14 pontos cada.
Na classificação do Turco feminino, o Fenerbahce segue na liderança com 19 pontos, seguido agora pelo Vakifbank, com 16. Mais tarde, Eczacibasi e THY duelam e o vencedor pode assumir a vice-liderança dependendo do resultado do Galatasaray.