Vakifbank bate THY e fica mais perto da Champions 24/25
Gabi e Carutasu lideraram o Vakif na pontuação
O Vakifbank abriu 1 a 0 no THY na série em melhor de três valendo o terceiro lugar no Campeonato Turco feminino e, de quebra, uma vaga na próxima Champions League. Nesta terça-feira (9/4), vitória incontestável do Vakif por 3 sets a 0 (25-20, 25-19 e 25-18).
Pelas parciais já é possível perceber como o Vakifbank foi dominante na partida. Giovanni Guidetti surpreendeu ao deixar a oposta americana Jordan Thompson fora das relacionadas (apenas cinco estrangeiras podem fazer estar disponíveis). Assim, Alexia Carutasu foi a titular na saída de rede, abrindo espaço para a central Chiaka Ogbogu no meio.
Pelo THY, além da ausência certa da ponteira grega Anthi Vasilantonaki, José Roberto Guimarães também não pôde contar com a líbero titular Meliz Yilmaz, lesionada. E a baixa foi sentida, com o passe sendo um dos principais problemas do time no jogo.
Confortável em quase todos os momentos, o Vakifbank teve Carutasu como maior pontuadora: 16 acertos (12 no ataque, dois no bloqueio e dois no saque). A capitã Gabi veio na sequência, com 15, pontuando também em todos os fundamentos (11 no ataque, dois no bloqueio e dois no saque).
Pelo THY, apenas a oposta canadense Kiera Van Ryk chegou aos dois dígitos, com 21. Julia Bergmann somou apenas quatro, três deles no ataque. Macris colaborou com dois, enquanto Diana, vinda do banco, dez um no bloqueio.
Os times voltarão a duelar na sexta-feira (12/4), valendo para o Vakifbank o terceiro lugar. O THY precisa ganhar para forçar o terceiro e decisivo confronto.