Vakifbank
Home Internacional Vakifbank, de Gabi, conquista a Champions League
Internacional - 22 de maio de 2022

Vakifbank, de Gabi, conquista a Champions League

Time da brasileira levou a melhor sobre o Conegliano na decisão do torneio europeu


O Vakifbank é campeão da Champions League feminina de vôlei pela quinta vez em sua história. Neste domingo, em Ljulbjana, na Eslovênia, vitória na decisão da temporada 2021/2022 sobre o Conegliano por 3 sets a 1, parciais de 25-22, 25-21, 23-25 e 25-21.

Revanche da final da temporada passada, vencida pela italiana. E confirmação de um ano espetacular do Vakif. Título em todos os torneios disputados: Campeonato, Copa e Supercopa da Turquia, Mundial de Clubes (diante das italianas no tie-break) e agora a Champions. Alguma dúvida de quem é o time do momento?

Para o vôleifã brasileiro, uma tarde especial de domingo. Gabi, mais uma vez, foi protagonista do Vakifbank. A camisa 10 chegou a ter 75% de acerto no ataque e 75% de positividade no passe até a metade do segundo set. Números espetaculares. Acha que ela terminou longe disso? Foram 61% e 67%, respectivamente. No total, Gabi colaborou com 23 pontos, todos no ataque, incluindo o que fechou o jogo.

A sueca Isabelle Haak veio a seguir no Vakifbank com 19 acertos: 15 no ataque, dois no bloqueio e dois no saque. O aproveitamento dela no ataque foi de 42%.

A pontuação da equipe turca parece baixa. E realmente foi. O motivo: a quantidade muito acima da média de erros das italianas. Foram 12 no primeiro set e 10 no segundo.

Pelo lado do Conegliano, o passe deu prejuízo em parte do jogo. E assim o jogo ficou mais óbvio: bola para Egonu. A oposto fez sua parte. Foram 40 pontos, 34 deles no ataque, com eficiência de 59%. Mas o restante não colaborou. Sylla e Folie até cresceram na parte final, mas Plummer e De Kruijf tiveram atuações bem abaixo da média.

Uma despedida amarga dela, que defenderá o Vakif na próxima temporada. Haak fará o caminho inverso. Quem será que tomou a melhor decisão?

Vakifbank: Ozbay, Isabelle Haak, Gabi, Bartsch, Ogbogu, Gunes e Aykac (líbero). Entraram: Boz, Gulubay e Senoglu. Técnico: Giovanni Guidetti.

Conegliano: Wolosz, Egonu, Sylla, Plummer, De Kruijf, Folie e De Gennaro (líbero). Entraram: Courtney, Vuchkova, Caravello, Gennari e Omoruyi. Técnico: Danielle Santarelli.