
Vakifbank mostra consistência diante do Fener e fica perto do título
O Vakifbank está a uma vitória do título turco feminino de vôlei na temporada 2024/2025. Neste domingo (20/4), o time dirigido por Giovanni Guidetti abriu 2 a 0 no Fenerbahce na série em melhor de cinco das finais.
De virada, o Vakif ganhou por 3 sets a 1, parciais de 22-25, 25-20, 25-19 e 25-23. E, como o mando de quadra era do rival, deixou calada a arena em Istambul. O título poderá ser garantido na próxima terça-feira.
A russa Marina Markova foi o grande nome do jogo de hoje. A ponteira desestabilizou a linha de passe do Fener, com seis aces e vários saques que impediram a bola de chegar em perfeitas condições para o levantamento de Bojana Drca-Zivkovic. Markova foi a maior pontuadora do dia com 27 acertos, sendo 20 deles no ataque, com 59% de aproveitamento.
Alvos dos saques do Vakifbank, Arina Fedorovtseva e Ana Cristina sofreram bastante. A russa terminou com apenas 27% de positividade, depois de 26 ações. Já a brasileira, com 32 passes, teve 38% de positividade. O novo técnico Marcello Abbonzanda mexeu algumas vezes no setor, mas sem muito êxito.
Instáveis no passes, as ponteiras do Fener também não brilharam no ataque. Arina fez 11 pontos, com 39% de aproveitamento ofensivo. Já Aninha terminou com 10 acertos e 30% de eficiência. Melissa Vargas, a outra representante do “golden trio”, liderou o Fenerbahce com 24 pontos, beirando 50% de aproveitamento.
A destacar ainda os 20 pontos da oposta canadense Kiera Van Ryk, muito importante na reta final do quarto set para o Vakifbank.