Vakifbank
Home Internacional Vakifbank vence o Fener e conquista o Turco pela 13ª vez
Internacional - 22 de abril de 2025

Vakifbank vence o Fener e conquista o Turco pela 13ª vez


O Campeonato Turco feminino de vôlei na temporada 2024/2025 é do Vakifbank. O título foi garantido nesta terça-feira (22/4), em Istambul, com mais uma vitória sobre o Fenerbahce, desta vez por 3 sets a 1, parciais de 25-16, 25-15, 19-25 e 25-19, fechando os playoffs finais em incontestáveis 3 a 0.

É a 13ª conquista nacional do projeto, que vinha de duas temporadas sem título na principal competição de clubes da Turquia.

No fim, venceu o time mais organizado, mais consistente, mais confiante. O Vakif, ao perder Gabi, Jordan Thompson e Chiaka Ogbogu, era uma grande incógnita ao começar a temporada. E novamente Giovanni Guidetti soube construir uma equipe competitiva, com opções de trocas pontuais dentro do elenco e com mentalidade campeã.

Para o jogo de hoje, o treinador italiano optou por Derya Cebecioglu na ponta, abrindo uma vaga de estrangeira para a meio de rede chinesa Xinyue Yuan. E foi dominante desde o começo, quando abriu 7 a 2 e aumentou a pressão do lado do Fener.

Com Melissa Vargas e Arina Fedorovtseva com apenas 25% de aproveitamento no ataque na parcial de abertura, o Fenerbahce foi presa fácil. Marcello Abbondanza, contratado no meio dos playoffs semifinais para substituir Marco Fenoglio, trocou levantadora, oposta, ponteira, central, mas pouca coisa mudou no segundo set.

Foi um Fener impreciso no levantamento, inseguro no passe e muito errático no saque e no ataque. Em raros momentos do jogo 3 o Fenerbahce conseguiu dar a impressão para a torcida, que lotava o ginásio, que poderia sair de quadra vitorioso. No terceiro set, chegou a estar perdendo por 7 a 1 e parecia entregue. Mas uma sequência de boas passagens pelo saque, como a levantadora Arelya Karasoy em quadra, fez o time reagir e estender o jogo.

Mas o início do quarto set do Vakif jogou um balde de água gelada no Fener, com o placar de 10 a 3 permitindo mais tranquilidade até o fechamento.  A oposta Kiera Van Ryk e a ponteira Marina Markova voltaram a liderar o Vakifbank na pontuação, com 21 e 24 pontos, respectivamente.

Pelo Fener, Ana Cristina marcou 15 pontos, com 56% de aproveitamento no ataque. Vargas terminou com 17 acertos e 41% de eficiência ofensiva, enquanto Fedorovtseva fez 11, com o mesmo percentual da oposta.

FENERBAHCE: Drca-Zivkovic, Vargas, Ana Cristina, Fedorovtseva, Erdem, Kalac e Orge (líbero). Entraram: Ismailoglu, Vuchkova, Karasoy, Stysiak. Técnico: Marcello Abbondanza.

VAKIFBANK: Ozbay, Van Ryk, Markova, Cebecioglu, Gunes, Yuan e Aykac (líbero). Entraram: Caliskan, Frantti, Aylin, Akbay, Bosetti. Técnico: Giovanni Guidetti.