Vakifbank vira de forma espetacular e iguala final turca
Fenerbahce chegou a abrir 2 a 0, mas não conseguiu fechar o playoff
O Fenerbahce esteve a um set do título turco feminino. Mais do que isso. Abriu frente no tie-break e parecia estar em contagem regressiva. Esteve a dois pontos da conquista. Mas, do outro lado, o Vakifbank deixou claro o motivo de ter vencido todas as competições da temporada 2021/2022 até aqui. De forma espetacular, reagiu em diversos momentos do clássico para vencer o jogo 4 da série em melhor de cinco por 3 a 2, parciais de 23-25, 19-25, 25-19, 25-14 e 16-14.
Explicar o quinto set é uma forma de tentar entender a loucura que foi o jogo. Depois de levar uma surra do Vakif na quarta parcial, o Fener iniciou o tie-break de forma arrasadora. Abriu 5 a 1, com o ataque voando com Arina Fedorovtseva e Melissa Vargas. Já o Vakifbank tinha em quadra um time já bem alterado, com Ogbogu no meio e Senoglu na ponta.
Mas quem apareceu com tudo para liderar a virada foi Gabi. Entre o 3-6 e o 8-8, a brasileira marcou quatro pontos: três no ataque e um no bloqueio. Daí, que apareceu foi Senoglu. A ponteira turca empatou o jogo em 10 a 10 no ataque, virou com um bloqueio, viu Arina errar no ponto seguinte e voltou a fazer outro block, fazendo o placar chegar e, 13-10. Mas um jogo tão bom também merecia uma reação do Fener. As donas da casa salvaram dois match points em ataques de Vargas e deixaram tudo igual em 14.
Imaginem o ambiente no ginásio do Fener no empate! O sangue frio de Haak voltou a dar match point para Vakif. E um erro de ataque de Arina Fedorovtseva, pela entrada de rede, forçando uma paralela, encerrou a partida. E olha que Zoran Terzic ainda pediu desafio para toque no bloqueio e bola dentro. Não foi bem sucedido em nenhuma delas!
Nos números do jogo, Isabelle Haak terminou com 21 pontos: 17 no ataque e quatro no bloqueio. Gabi anotou 16, sendo 14 deles no ataque. Vinda do banco, Senoglu colaborou com 13: nove no ataque, dois aces e dois blocks. A central Zehra Gunes também fez 13, sendo sete em bloqueios.
A maior pontuadora do duelo foi Melissa Vargas, com 32: 25 no ataque, quatro no saque e três no bloqueio. Fedorovtseva anotou mais 22.
O quinto e decisivo jogo do Campeonato Turco feminino será na quinta-feira, na casa do Vakif, dono da melhor campanha, às 13h (de Brasília), com transmissão da TRT Spor.