Valente, Flu vira e tira a invencibilidade do Minas na Superliga
O Fluminense virou dois sets importantes para derrotar o Gerdau Minas, até então invicto na Superliga
O Fluminense conquistou um resultado importante na Superliga Feminina Bet7k 2023/24. Na noite desta terça-feira (28/11), jogando no seu ginásio, na Hebraica, o tricolor carioca derrotou o Gerdau Minas por 3 sets a 2, de virada – parciais de 22-25, 27-25, 25-21, 22-25, 15-8 -, e subiu da sexta para a terceira colocação na tabela, com 11 pontos. As mineiras, que estavam invictas até então, ocupam a segunda colocação, com 15 pontos. O Dentil Praia Clube, que derrotou o Unilife Maringá na abertura da rodada de hoje, segue na liderança, também com 15.
A ponteira sérvia Uzelac foi a maior pontuadora do jogo, com 32 pontos (29 de ataque e 2 de bloqueio) e ficou com o troféu VivaVôlei. Quem mais pontuou no Minas foi a oposta Kisy: 21 pontos (17 de ataque, 3 de bloqueio e 1 de saque).
Nos dois primeiros sets Minas e Fluminense protagonizaram viradas difíceis para vencer. Na primeira parcial, as mineiras perdiam por cinco pontos de diferença. Na segunda, o Minas vencia por 18 a 14 e levou a virada em 19 a 18 após uma série de erros de passe da Pri Daroit. O terceiro set foi equilibrado e também marcado pela inconstância da equipe minastenista na recepção. Pelo lado do Flu, Uzelac era o alvo dos saques e também foi inconstante, mas compensava no ataque. Mais eficiente no ataque, o Tricolor das Laranjeiras venceu por 27 a 25, virando o placar.
O Minas voltou agressivo no Jenna Gray no saque no quarto set e abriu logo 7 a 0. Mas, o Flu manteve o bom volume de jogo e os contra-ataques certeiros com Ariane e Uzelac para diminuir a vantagem aos poucos e encostar em 14 a 16 e depois em 23 a 21. Nicola Negro pediu tempo, acalmou a sua equipe e as mineiras fecharam o set em 25 a 22, empatando a partida novamente.
O Fluminense abriu 6 a 0 e depois 8 a 3 para cima do Minas enlouquecendo o seu torcedor na arquibancada. Seguro, sacando e defendendo bem, administrou a vantagem até o final. No set decisivo, o Minas cedeu 7 pontos em erros e o Flu só errou uma vez.
PRÓXIMOS JOGOS
A Superliga Feminina fica dois dias sem jogo e volta agora na sexta-feira, com três jogos. Às 18h30, o Brasília recebe o São Caetano, no Distrito Federal, com transmissão pelo Sportv; às 19h30, o Unilife Maringá enfrenta o Bluvôlei no ginásio Chico Neto, com transmissão pelo Canal Vôlei Brasil, e às 21h, tem o clássico carioca entre Fluminense e Sesc RJ Flamengo, no ginásio da Hebraica, no Rio de Janeiro, com SporTV. O Minas volta a jogar no próximo sábado, contra o Pinheiros, no Ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo (SP), às 18h30, com transmissão pelo SporTV.
ESCALAÇÕES
FLUMINENSE: Pri Heldes, Ariane, Camila Paracatu, Claire Félix, Pietra, Uzelac, Lelê (líbero). Entraram: Paula Mohr, Carol e Vanessa Janke. Técnico: Guilherme Schmitz
GERDAU MINAS: Jenna Gray, Kisy, Thaisa, Julia Kudiess, Peña, Pri Daroit e Nyeme (líbero). Entraram: Anne Mitchem e Fran. Técnico: Nicola Negro.