Monza Varsóvia
Home Destaques Varsóvia bate o Monza, de Cachopa, na final da Copa Challenge
Destaques - Internacional - 21 de fevereiro de 2024

Varsóvia bate o Monza, de Cachopa, na final da Copa Challenge

Jogo de volta acontecerá na Itália, na próxima semana


O primeiro jogo da final da Copa Challenge masculina 2023/24 aconteceu nesta quarta-feira (21/2) com mando dos poloneses do Varsóvia, time da capital do país, diante do Monza, do levantador Cachopa. E a festa foi da torcida local. O triunfo da equipe dirigida pelo técnico Piotr Graban por 3 sets a 1 (25-18, 21-25, 25-18 e 25-19) confere uma grande vantagem para o jogo da volta, precisando apenas de dois sets para o título.

O início do jogo foi de amplo domínio dos poloneses. Com boa atuação no bloqueio, Cachopa não conseguiu encontrar soluções para por seus atacantes na parcial. No segundo set, os italianos conseguiram reagir com boa passagem do ponteiro canadense Loeppky e por uma contribuição mais efetiva do bloqueio, apesar da recepção ainda falhar.

Com o jogo empatado, o equilíbrio previsto para o restante do jogo não apareceu. Com passe na mão, o levantador Firlej conseguiu colocar seu time para jogar e brincar com o bloqueio do Monza, levando com certa folga os dois sets seguintes.

O ponteiro Ran Takahashi, uma das sensações do voleibol mundial, teve algumas aparições durante o jogo, mas com pouca minutagem, visto que se recupera de lesão sofrida recentemente. Pelo Varsóvia, o central sérvio Srecko Lisinac também segue como desfalque devido a uma lesão grave sofrida no início da temporada. O oposto titular Bartlomiej Boladz também não esteve em ação. O alemão Linus Weber foi quem atuou na saída de rede do time polaco.

O ponteiro francês Kevin Tillie liderou o Varsóvia com 16 pontos, um a mais do que Weber e do que o ponteiro polonês Artur Szalpuk. Os maiores pontuadores do jogo foram o oposto Arthur Szwarc e o ponteiro Eric Loeppky, do Monza e da seleção canadense, com 21 cada.

O jogo da volta ocorre na próxima terça-feira. Para faturar o título, os italianos, que jogarão em casa, precisarão de uma vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 para forçar o golden set.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei