Vedacit Guarulhos
Home Destaques Vedacit fará homenagens na semana da Consciência Negra
Destaques - Superliga - 20 de novembro de 2023

Vedacit fará homenagens na semana da Consciência Negra

Time de Guarulhos distribuirá o Troféu Flecha Consciência Negra


O Vedacit Guarulhos planeja uma série de ações na semana da Consciência Negra. Antes da partida contra o Sada Cruzeiro, na quarta-feira (22/11), às 19h30, no Ginásio da Ponte Grande, pela Superliga Bet7k, o time fará a entrega do Troféu Flecha Consciência Negra para a ex-levantadora Fofão, campeã olímpica com a Seleção Brasileira, com o ex-líbero/ponta Kid, além da jovem Isa Venâncio, do Pinheiros.

A iniciativa faz parte do calendário Projeto Vôlei do Bem que o clube realiza para promover ações afirmativas, de conscientização social e de valorização humana por meio do vôlei.

O Vedacit Guarulhos ainda jogará com uniforme especial que traz cores símbolo do continente africano: preto (mundo espiritual), amarelo (ouro e riqueza), vermelho (amor e paixão) e verde (beleza e riqueza natural).

Confira um pequeno perfil dos homenageados:

Fofão
Hélia Rogério de Souza Pinto, mais conhecida como Fofão, disputou cinco edições dos Jogos Olímpicos (1992, 1996, 2000, 2004 e 2008). Ela subiu em três pódios olímpicos: campeã em 2008 e medalha de bronze em 1996 e 2000. A ex-atleta é considerada a mais vitoriosa do vôlei brasileiro. Atualmente Fofão está comandando a Seleção Feminina sub-17.

Kid
O canhoto Gilmar Nascimento Texeira ficou conhecido no vôlei nacional e internacional como Kid. Ele chegou a atuar como líbero na Seleção Brasileira e foi o primeiro jogador a atuar nessa posição no Brasil. Pela seleção brasileira Kid foi destaque na Liga Mundial, Copa América e no Sul-Americano.

Isa Venâncio
Isabelle Venâncio é central do sub-21 do Pinheiros. Com 1,92m, começou no vôlei com 8 anos no Bradesco. Em 2018 foi aprovada no teste do Barueri, onde ficou por cinco anos. Em 2022, foi campeã paulista sub-19 pelo Barueri. Após o final da temporada se transferiu para o Esporte Clube Pinheiros, onde já conquistou o título de campeã Interclubes sub-21 em Bauru. Naquela cidade a jogadora sofreu racismo em 2019, quando vestia a camisa do antigo clube. Ela foi vítima de ofensas racistas por parte dos torcedores do time mandante.