Vedacit
Home Destaques Vedacit Guarulhos fará homenagem a personalidades negras
Destaques - Superliga - 18 de novembro de 2022

Vedacit Guarulhos fará homenagem a personalidades negras

Atletas e comissão técnica ostentarão nomes na camisa em jogo no Dia da Consciência Negra


Para marcar o Dia da Consciência Negra, o time Vedacit Guarulhos vai entrar em quadra, no jogo de 20 de novembro, vestindo camisetas com nomes de personalidades negras. A partida será contra o Rede Cuca, às 14h, no Ginásio da Ponte Grande. Os ingressos terão valor promocional (inteira R$ 20,00 e R$ 10,00 meia-entrada), com vendas somente pela plataforma Sympla.

– Um grande presente para nós será jogar no domingo, dia da Consciência Negra. Vamos poder homenagear as grandes personalidades negras do mundo. Isso é uma alegria gigante, poder reverenciar toda a história que foi contada, que mudou o cenário e empoderou todos os negros. Queremos valorizar esses nomes e apoiar a causa antirracista através do esporte – disse Anderson Marsili, presidente esportivo do projeto.

Os uniformes comemorativos foram confeccionados na cor preta com os nomes em dourado. Cada jogador escolheu a celebridade para homenagear neste jogo da Superliga. Confira abaixo a escolha de cada um:

Sandro (levantador 5) – Fofão
Hélia Rogério de Souza Pinto, conhecida como Fofão, foi uma jogadora de voleibol brasileira e atuava como levantadora. É atleta mais vitoriosa do vôlei brasileiro, atuou pela Seleção Brasileira por 17 anos.

Matheus Alejandro (central 12) – Serena Williams
Serena Williams é uma ex-atleta profissional do tênis e considerada uma das maiores esportistas de todos os tempos. O Grand Slam, que é o maior evento do tênis, Serena conquistou 23 vezes individualmente, 14 vezes de dupla com a sua irmã, Venus Williams. Alejandro também escolheu o nome de sua primeira por ser fã da tenista. Serena deve nascer em fevereiro de 2023.

Lucas TchoTcho (ponteiro 1) – Nelson Mandela
Nelson Rolihlahla Mandela é considerado um dos mais importantes nomes do continente africano e do mundo. Ele dedicou sua vida à promoção da igualdade, democracia e pelo fim do apartheid. Foram 27 anos de prisão e, após cumprir a pena, se tornou presidente da África do Sul. Nelson faleceu em 5 de dezembro de 2013.

Lucas Loh (ponteiro 7) – Martin Luther King
Martin Luther King Jr. foi uma das grandes personalidades do século XX e alta liderança na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos da América entre 1950 e 1960. Martin faleceu em 4 de abril de 1968.

Babu (central 10) – Pelé
Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é considerado o melhor jogador da história do futebol. O maior artilheiro do mundo com 1281 gols. Hoje o Rei está com 82 anos.

Franco (oposto 4) Michael Jordan
Michael Jeffrey Jordan é considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos. Jordan foi campeão da NBA por 6 vezes: 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998. Foi eleito o melhor jogador das finais em todos os seis títulos do Bulls.

Filipinho (líbero 2) – Rebecca Andrade
Rebecca Rodrigues de Andrade, ginasta artística brasileira, campeã olímpica e mundial. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, conquistou o título de primeira ginasta brasileira a ser campeã olímpica e a primeira atleta do Brasil a ganhar duas medalhas numa mesma edição. Foi a primeira latino-americana que se sagrou medalhista e campeã na ginástica artística feminina.

Renato Pato (ponteiro 9) – Lewis Hamilton
Lewis Carl Davidson Hamilton, piloto de origem britânica, conquistou o Mundial de Fórmula 1 por 7 vezes é considerado um dos maiores de todos os tempos.

Pedrinho (líbero 3) Jesse Owens

Jesse Owens foi um atleta que desafiou o nazismo de Hitler. Neto de escravos nascido no Alabama, nos Estados Unidos, conquistou quatro medalhas de ouro e tornou-se símbolo contra o racismo. Faleceu em 30 de março de 1980.

Gustavo (levantador 8) – Garrincha
Manoel Francisco do Santos, Garrincha, ícone do futebol brasileiro com as conquistas da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo FIFA de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. O Anjo das Pernas Tortas faleceu em 20 de janeiro de 1983 aos 49 anos.

Felipe Varela (ponteiro 11) – Kobe Bryant
Kobe Bean Bryant é outro ícone do basquete, tendo defendido o Los Angeles Lakers entre 1996 e 2016. Kobe foi campeão da NBA por 5 vezes, em 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010. Faleceu em 26 de janeiro de 2020 em um acidente de helicóptero.

Gabriel Armanelli (oposto 6) – Mireya Luis
Alejandrina Mireya Luis Hernández, cubana, é considerada a melhor jogadora de vôlei de todos os tempos. Foi tricampeã olímpica e bicampeã mundial. Em 2004, foi introduzida no Hall da Fama. Atualmente está com 55 anos.

Anderson (central 14) Maguila
José Adilson Rodrigues dos Santos, Maguila, ex-boxeador brasileiro, campeão repetidas vezes no Brasil e no continente sul-americano de boxe na categoria peso-pesado. Ele está com 64 anos.

Yago (ponteiro 15) – Djonga
Gustavo Pereira Marques, Djonga, escritor, compositor e rapper brasileiro. É considerado um dos maiores influentes da nova geração do gênero musical. Djonga atualmente está com 28 anos.

João Pedro (ponteiro 16) Zumbi dos Palmares
Zumbi, conhecido como Zumbi dos Palmeiras, foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares. Zumbi é considerado o símbolos do Dia Nacional da Consciência Negra. Sua morte ocorreu no dia 20 de novembro de 1695.

Celso da Silva (levantador 17) Usain Bolt
Usain St. Leo Bolt é um ex-velocista jamaicano. O único atleta na história a se tornar tricampeão em duas modalidades de pistas em Jogos Olímpicos: 100m e 200m rasos.

Romulo Henrique (central 20) – Rafaela Silva
Rafaela Lopes Silva, lutadora de Judô, campeã mundial e olímpica. A primeira brasileira a se sagrar campeã mundial de judô em 2013, conquistou a medalha de ouro nas Olímpiadas no Rio de Janeiro em 2016. Rafaela está com 30 anos.

Comissão Técnica

Tia Ciata Hilária Batista de Almeida
É considerada a matriarca do samba. Mãe de santo e sambista. Considerada uma das maiores influentes para o surgimento do samba do Rio de Janeiro. Tornou-se a grande dama das comunidades negras no Brasil pós-abolição. Hilária faleceu com 70 anos, em 1924, no Rio de Janeiro.

Beyoncé
Beyoncé Giselle Knowles-Carter é um dos maiores nomes do mundo da música do gênero do pop, R&B e hip-hop. Compositora, atriz, modelo, dançarina, empresária, produtora, diretora e roteirista norte-americana. Atualmente, a cantora está com 41 anos.

Grande Otelo
Sebastião Bernardes de Sousa Prata, grande ator, comediante, cantor e produtor e compositor brasileiro. Recebeu o apelido de “Grande Otelo” quando atuava no musical Goal em 1935. Realizou diversas participações em filmes brasileiros e teatros, é considerado um dos atores mais importantes da história do Brasil. Sua morte aconteceu em 26 de novembro de 1993.

Obama
Barack Obama foi o primeiro presidente negro na história dos Estados Unidos. Em novembro de 2009 venceu o premio Nobel da Paz e atualmente está com 61 anos.

Dandara dos Palmares
Uma das maiores guerreiras negras do período colonial do Brasil, lutou ao lado de homens e mulheres nos diversos ataques que Palmares sofria. Para não retornar à condição de escrava, Dandara se jogou de uma pedreira e cometeu suicídio no dia 6 de fevereiro de 1694.

Marielle Franco
Marielle Francisco da Silva, foi eleita vereadora da Câmara do Rio de Janeiro com 46.502 votos. Também foi eleita Presidente da Comissão da Mulher da Câmara. No dia 14 de março de 2018, foi assassinada em um atentado ao carro onde estava.