Vedacit
Home Destaques Vedacit Guarulhos na final do Paulista pela 1ª vez
Destaques - Estaduais - 8 de outubro de 2021

Vedacit Guarulhos na final do Paulista pela 1ª vez

Flecha, como é conhecido, agora espera por Vôlei Renata ou Sesi na grande decisão


O Vedacit Guarulhos está na decisão do Campeonato Paulista masculino de vôlei pela primeira vez em sua curta história, iniciada em 2018. Na noite desta sexta, em São José dos Campos, o time dirigido por Guilherme Novaes fechou o playoff semifinal contra o Farma Conde/São José, vencendo por 3 sets a 2, parciais de 20-25, 25-21, 25-21, 22-25 e 16-14, em quase três horas de jogo.

Guarulhos já havia vencido o primeiro duelo da série e agora espera por Vôlei Renata ou Sesi, que duelam neste sábado, no Ginásio do Taquaral, em Campinas, com vantagem do time da capital, vencedor do primeiro duelo por 3 sets a 1.

Para carimbar o passaporte para a decisão, o Vedacit Guarulhos precisou sair de uma situação adversa. No primeiro set, o Farma Conde voltou a mostrar o desempenho de grande parte da fase de classificação do Paulista. Seguro na virada de bola, aproveitando bem os contra-ataques, a equipe dirigida por Peu Uehara saiu na frente. A virada dos visitantes contou com boa participação de João Franck, dividindo o protagonismo ofensivo com Franco, além de boas passagens pelo saque, desestruturando a linha de passe do São José.

Além disso, a dupla de central Babu e Geovane passou a desequilibrar, pontuando/amortecendo bolas no bloqueio e dando conta do recado no ataque.

O Farma Conde voltou a crescer no jogo no quarto set, impulsionado pelo oposto Renan Buiatti e pelo ponta Noleto. Na liderança do início ao fim, forçou o tie-break, novamente com a obrigação de vencer para decidir a classificação no golden set.

E o quinto set foi eletrizante.  Disputa ponto a ponto, com direito a um rally de 40 segundos, uma raridade no masculino, com o placar apontando 7 a 7. Os donos da casa chegaram a abrir 1o a 8 com um bloqueio, com o empate voltando a acontecer no 12-12. Depois de salvar um match point, Guarulhos virou com um ataque de Renato Pato e fechou na sequência com um bloqueio de Franco.

A presença na final premia um projeto que vem se estruturando ano após ano, com objetivos claros de crescimento. Tem um patrocinador com contrato mais longo, sem a necessidade de renovação anual, permitindo um planejamento antecipado. Assim pode definir metas claras. Aumentou recentemente a quantidade de categorias de base, incluindo também um trabalho com meninas. E aos poucos vai construindo uma boa reputação no cenário nacional, algo importante para atrair bons nomes nos mercado de transferências.