Velasco
Home Destaques Velasco chama 16 atletas em convocação da seleção italiana

Velasco chama 16 atletas em convocação da seleção italiana

Treinador chamou 16 atletas para começar os trabalhos da seleção feminina


Foi divulgada nesta sexta-feira (5/4) a primeira convocação de Julio Velasco como treinador da seleção feminina italiana. Ele chamou 16 atletas para começar os treinamentos na segunda-feira, 8 de abril, em Milão. Esse primeiro bloco de trabalho acontecerá até sexta-feira, dia 12.

Todas as jogadoras convocadas já encerraram seus compromissos com os clubes. Apenas uma delas atuava no exterior (veja lista completa abaixo). Nas próximas semanas, os principais nomes do vôlei italiano serão acrescentados em novas convocações.

– Iniciamos a atividade com os atletas que não chegaram aos playoffs e com os eliminados nas quartas de final. Outras serão chamadas depois das semifinais e, novamente com base no desempenho dos playoffs, haverá um terceiro e quarto grupos após a conclusão do campeonato e da Champions – confirmou Velasco.

– Minha ideia é dar a todas as meninas uma semana de descanso depois da última partida disputada. O principal critério dessas convocações é escolher atletas que atuam como titulares em seus clubes. Pode haver exceções, mas apenas se forem necessários em determinada função. A ideia básica continua sendo contar com meninas que foram titulares durante a temporada – emendou Julio Velasco.

Vale lembrar que a seleção italiana ainda não tem vaga garantida em Paris-2024 e precisará jogar a Liga das Nações (VNL) com força máxima para confirmar seu lugar na Olimpíada via ranking da Federação Internacional.

– Nosso objetivo é estarmos prontos para a primeira rodada da VNL, na qual não estarão presentes os jogadoras envolvidas na Champions, a menos que haja específicas necessidades – antecipou o treinador, citando as atletas de Conegliano e Milão. – Na segunda etapa, em Macau, porém, apresentaremos a equipe completa. Todos sabemos a importância deste torneio, tendo em conta que atribuirá aos últimos pontos do ranking mundial úteis para a qualificação para Paris 2024.

Levantadoras
Carlotta Cambi (Pinerolo)
Giulia Gennari (Bergamo)

Opostas
Camilla Mingardi (Vallefoglia)
Sylvia Nwakalor (Toray-Arrows-JAP)

Pontas
Martina Bracchi (Busto Arsizio)
Rebecca Piva (Busto Arsizio)
Alice Degradi (Vallefoglia)
Gaia Giovannini (Vallefoglia)
Stella Nervini (Bergamo)
Loveth Omoruyi (Chieri)

Centrais
Yasmina Akrari (Pinerolo)
Benedetta Sartori (Busto Arsizio)
Emma Graziani (Firenze)
Alessia Mazzaro (Firenze)

Líberos
Ilenia Moro (Pinerolo)
Ilaria Spirito (Chieri)