Vídeo challenge confirmado nas quartas da Superliga masculina
Tecnologia já está sendo usada nos playoffs do feminino
O auxílio tecnológico à arbitragem também está confirmado nas quartas de final da Superliga Cimed masculina.
Os jogos 1 e 2 das séries entre Sada/Cruzeiro x Copel Telecom/Maringá e Sesc x Fiat/Minas contarão com o vídeo challenge.
O início da utilização da tecnologia na atual temporada da Superliga começou na última rodada da fase de classificação do torneio masculino, no duelo entre Sada/Cruzeiro e Sesi, em Contagem. Na primeira rodada das quartas de final do feminino, os jogos entre Hinode/Barueri e Osasco/Audax e Sesc x Sesi Bauru também contaram com o challenge.
A partir da segunda rodada, nesta quinta, Fluminense x Dentil/Praia Clube e Itambé/Minas x Curitiba também serão beneficiados com a ação.
A ação partiu dos clubes, já que a Confederação Brasileira (CBV) previa em regulamento a utilização apenas a partir das semifinais. Todos os 24 clubes da competição nacional deram aval, fazendo com o que acordo fosse sacramentando, com eles assumindo os custos da operação.
Repito: a tecnologia no vôlei chegou para ficar. O esporte está cada vez mais veloz e a visão humana muitas vezes não é capaz de acompanhar os lances com precisão. O challenge/VAR/desafio aumenta bastante a possibilidade de evitar injustiças, ainda mais em jogos que podem decidir o destino de um time na temporada.
Hoje, no Brasil, o Sada/Cruzeiro possui a tecnologia e ela é operada muitas vezes pela Federação Mineira. Recentemente foi utilizada nos dois Sul-Americanos de clubes, em Belo Horizonte. Funcionou e recebeu elogios dos clubes participantes.
Espero que esta semente que está sendo regada nesta temporada floresça e possa crescer nas próximas competições no país.
Por Daniel Bortoletto
LEIA TAMBÉM
+ Conegliano vira de forma incrível e elimina o Eczacibasi na Champions
+ Sesi/Bauru faz Panela de Pressão explodir ao vencer o Sesc RJ nas quartas
+ Dentil/Praia Clube derrota o Flu e faz 1 a 0 na série das quartas
+ Itambé/Minas vence o Curitiba e sai na frente no playoff das quartas de final
+ Fawcett na mira de clube italiano
+ Clubes femininos optam por manutenção do ranking para 2020