Virna
Home Destaques Virna: “Essa geração nova, sei pois sou mãe, desiste mais rápido”
Destaques - Seleção Brasileira - 5 de julho de 2025

Virna: “Essa geração nova, sei pois sou mãe, desiste mais rápido”


A medalhistas olímpica Virna foi entrevistada no programa Game Changers no YouTube do Infomoney e falou sobre o processo de renovação vivido pela Seleção Brasileira de vôlei neste início de ciclo olímpico. A ex-jogadora falou sobre os impactos geracionais no trabalho dos técnicos José Roberto Guimarães e Bernardinho.

– Essa geração nova, eu sei porque sou mãe, desiste mais rápido. Então a gente tem que provocar essa força, essa autoestima, essa frustração de saber perder nessa geração nova. E não é fácil, tá? É um desafio pra lá de grande. Tanto que o Bernardinho hoje tem um coach para orientá-lo a lidar com essa nova geração. E o Bernardo é um dos maiores palestrantes do Brasil, dos maiores do mundo. Olha como que é o gap dessa geração – comentou Virna.

A ex-ponteira, medalhista de bronze em Atlanta-1996 e Sydney-2000, disse ter se assustado com a altura da nova geração

– Eu tive oportunidade de ir ao treino e eu até conversei com o Zé: as mulheres são gigantes. Eu tenho 1,85m, e sou enorme, tá? Fico baixinha perto delas. Todas com 1,90m para cima, 2m, 2,05m… Nunca vi uma geração tão alta do voleibol do feminino.

Virna demonstrou estar confiante neste processo de renovação do vôlei brasileiro:

– A gente vai ter essa fase de transição, mas também o voleibol mundial também está se renovando, se provando, né? Eu acredito que a gente possa ficar entre os três melhores do mundo. Agora, ser o campeão, eu acho que a gente precisa de um pouco mais de bagagem, tanto no feminino como no masculino, entendeu? Temos material humano? Temos. O voleibol hoje mudou.

Game Changers é um programa de entrevistas com as principais personalidades do esporte que mudaram o jogo em suas áreas de atuação.