Virna
Home Colunista convidado Virna: “Sesc RJ x Osasco é sempre uma decisão”
Colunista convidado - 28 de março de 2022

Virna: “Sesc RJ x Osasco é sempre uma decisão”


Confira mais um texto da ex-ponteira Virna, agora sobre o confronto entre Osasco/São Cristóvão Saúde e Sesc RJ Flamengo, valendo vaga na semifinal da Superliga feminina 2021/2022.

“Papo de Vôlei hoje em clima de decisão. E com duas das camisas mais pesadas do Brasil, que eu tive a honra de defender e conquistar títulos. Sesc RJ Flamengo e Osasco se enfrentam nesta segunda, por vaga na semifinal da Superliga 2021/22. Osasco venceu o 1º jogo por 3 a 0 em casa. O Sesc precisa ganhar hoje, no Rio, para forçar a terceira partida.

Um encontro de muita rivalidade. Mesmo quando não valia vaga, o simples fato de esses dois times gigantes estarem em lados opostos já era suficiente para mobilizar as torcidas e as jogadoras. Ninguém quer perder um jogo desse. É sempre uma final.

Já há um tempo o Sesc – na minha época Rexona – não tem o mesmo investimento de outros tempos. Hoje, o favoritismo é do Osasco, justamente por ter um orçamento maior. Mas, os últimos jogos das cariocas no returno foram muito consistentes. O time cresceu na hora certa, com a assinatura do Bernardinho: muito volume, bloqueio agressivo e jogo pelo meio.

O Osasco, de Luizomar de Moura – com quem conquistei meu primeiro título brasileiro com o Flamengo, em 2001 – sofreu com a ausência da Tandara, precisou adaptar o time com Tifanny na saída e duas ponteiras de preparação (Carla e Michelle). A ideia era jogar com Tifanny na ponta e ter um ataque mais agressivo nessa posição, mas sem Tandara o time não funcionou bem desse jeito em alguns jogos do returno e Luizomar voltou a jogadora para a saída de rede.

Ainda assim, seria uma incógnita como Osasco iria se comportar nessa formação em jogos decisivos. Na primeira partida, o Sesc jogou bem no primeiro set, com velocidade pelo meio, mas foi um dia em que o passe não ajudou e as ponteiras sofreram. Já Osasco recepcionou melhor e Fabíola conseguiu distribuir com mais homogeneidade.

Sesc deve concentrar o saque hoje na Carla e tentar diminuir a velocidade da Fabíola. Osasco, da mesma forma, vai tentar jogar Maira e Peña para fora da quadra com um saque flutuante forçado e impedir que Juciely e Milka recebam muitas bolas, facilitando o bloqueio da Adams e da Fabiana.

A única certeza é a de que vai ser um jogão e eu não perco de jeito nenhum. E para vocês? Quem ganha hoje?”

Por Virna Dias