VNL: Brasil toma a virada e é eliminado nas quartas
O Brasil está fora da VNL Masculina 2024. O time do técnico Bernardinho deixou a competição nas quartas de final, na tarde desta quinta-feira (27/6), em Lodz (POL), com a derrota para a Polônia, de virada, por 3 sets a 1 – parciais de 18-25, 25-23, 25-22, 25-16. Em 2023, a Seleção Brasileira também foi eliminada pelos poloneses nesta fase da competição. Em 2022, caiu para os Estados Unidos.
Darlan foi o maior pontuador do jogo, com 21 pontos. Leal fez 17. Lucarelli, 9. Leon foi o destaque da Polônia com 18 acertos. Kurek terminou a partida com 12.
A Polônia aguarda a definição do seu adversário na semifinal, que sairá da partida entre Itália e França, nesta sexta-feira, ao meio-dia, com transmissão pelo Sportv2 e da Volleyball World. Na abertura da rodada, o Japão derrotou o Canadá e vai pegar, na semifinal, o vencedor de Eslovênia x Argentina, que jogam na sequência, às 15h.
O Brasil entrou em quadra muito concentrado, errando pouco, amortecendo os ataques poloneses no bloqueio e quase perfeito nos contra-ataques. Cometeu apenas dois erros de saque. No segundo, a Polônia sacou bem e o Brasil voltou a cometer os erros da fase classificatória no saque e na definição das jogadas. O time brasileiro perdia por 11 a 7, numa boa passagem de Flávio pelo saque virou para 16 a 15, mas na reta final caiu para o bom saque da Polônia, com boas passagens de Bieniek e Leon.
No terceiro set, o Brasil abriu 5 a 1, mas não sustentou a vantagem. Errou saques e contra-ataques, sentiu o bom saque polonês e permitiu a virada dos rivais em 7 a 6. Leal sentiu a panturrilha esquerda e deixou a quadra para a entrada de Maurício Borges, mas o Brasil não conseguia mais virar. Só Darlan manteve uma boa regularidade. No quarto set, o saque polonês seguiu fazendo estrago, com Fornal e Kochanowski desta vez. Erros bobos e erros de saque comprometeram a atuação do time, que caiu de rendimento em todos os fundamentos e perdeu por 3 sets a 1.
A Polônia, atual líder do ranking mundial, estará novamente no caminho do Brasil. Os dois times estão no Grupo B da Olimpíada de Paris, que começa dia 26 de julho, ao lado da Itália e do Egito. Veja aqui como ficaram os grupos do torneio de vôlei masculino em Paris.
BRASIL: Cachopa, Darlan, Lucão, Flávio, Leal, Lucarelli e Thales (líbero). Entraram: Bruninho, Darlan, Isac e Maurício Borges. Técnico: Bernardinho.
POLÔNIA: Janusz, Kurek, Kochanowski, Bieniek, Leon, Fornal e Zatorski. Entraram: Lomacz, Semeniuk, Boladz Técnico: Nikola Grbic.