VNL
Home Destaques VNL feminina: dia de conhecer duas semifinalistas
Destaques - Liga das Nações - 12 de julho de 2023

VNL feminina: dia de conhecer duas semifinalistas

Começa a briga pelo título da Liga das Nações em Arlington (EUA)


As duas primeiras semifinalistas da Liga das Nações feminina (VNL) de 2023 serão conhecidas nesta quarta-feira (12/7), quando quatro das oito melhores seleções da fase preliminar iniciam a batalha pelo título da quinta edição do torneio, em Arlington, nos Estados Unidos.

O dia de abertura do evento no Texas contará com os dois primeiros duelos das quartas de final, com a Polônia enfrentando a Alemanha às 18h (de Brasília), com transmissão pelo Web Vôlei, e as anfitriãs Estados Unidos jogando contra o Japão, às 21h30.

Os vencedores das quartas de final entre Polônia x Alemanha enfrentarão brasileiras ou chinesas, com o time que vencer no duelo entre EUA e Japão jogando contra Turquia ou Itália.

Melhor time da fase inicial com dez vitórias em 12 partidas, a Polônia faz sua segunda participação nas finais depois de terminar em quinto lugar em 2019 e precisa de apenas mais uma vitória para garantir sua melhor campanha no torneio.

Atualmente em sétimo lugar no ranking mundial da FIVB, a seleção polonesa não teve a estrela Joanna Wolosz em sua campanha e também ficará sem a capitã nas finais. A equipe treinada por Stefano Lavarini teve na oposta Magdalena Stysiak e na central Agnieszka Kakolewka-Korneluk seus destaques individuais na VNL até o momento.

– Estamos entrando nas finais com boa energia. Sabemos que a partida contra a Alemanha não será fácil, mas queremos jogar bem e vencer. Temos um objetivo específico vindo aqui e vamos fazer de tudo para vencer esta partida e todas as próximas. A fase preliminar mostrou que podemos derrotar qualquer um e vamos lutar muito para fazer isso aqui em Arlington – disse Stysiak.

A Alemanha garantiu a última vaga nas Finais com uma campanha de sete vitórias e disputará pela primeira vez o título da VNL. A equipe, porém, teve algumas dificuldades na segunda metade da competição, vencendo apenas duas das últimas seis partidas e terminando com uma sequência de três derrotas consecutivas.

– A Polónia está claramente acima de nós, respeitamos muito, mas queremos tirar partido disso. Jogamos muito bem na Fase Preliminar e melhoramos a cada semana. As jogadoras acreditam no time e isso nos fortalece – comentou o técnico Vital Heynen.

Quatro das últimas cinco partidas envolvendo poloneses e alemães foram para cinco sets, com a Polônia vencendo os últimos três, incluindo o da Fase Preliminar da VNL de 2023.

FAVORITAS?

Segunda melhor equipe da Fase Preliminar, a seleção dos Estados Unidos contará com o apoio de sua torcida contra o Japão. As atuais campeãs olímpicas venceram dez das 12 partidas disputadas e encerraram a jornada com quatro vitórias nas últimas cinco partidas.

O técnico Karch Kiraly alternou a equipe durante a fase preliminar e encontrou novas opções para se juntar ao núcleo campeão olímpico da equipe, como a ponta Khalia Lanier, o líbero Morgan Hentz e a central Asjia O’Neal.

O Japão foi o sétimo colocado com uma campanha de sete vitórias. As asiáticos começaram bem, com três vitórias em casa em Nagoya, mas caíram algumas posições com duas derrotas nas últimas três partidas em Bangkok. A forte ligação entre a ponteira Sarina Koga e a levantadora Nanami Seki funcionou muito bem até aqui e precisará continuar assim contra as americanas.

O Japão teve sua maior vitória nesta VNL contra as americanas, derrotando as campeãs olímpicas na segunda semana. Já os Estados Unidos levam vantagem nas últimas cinco partidas, tendo vencido três delas.