VNL: lista de 14 atletas pode ser alterada a cada jogo
Mudança importante confirmada para a Liga das Nações deste ano
A Liga das Nações (VNL) terá uma mudança importante na edição de 2024, a partir da próxima semana. O novo regulamento permite agora que treinadores e treinadoras alterem a lista de 14 atletas relacionados a cada jogo, sem a obrigação de uma lista fixa para cada etapa.
Esse formato foi utilizado durante a “bolha de Rimini”, na Itália, a edição da VNL de 2021, quando o mundo ainda convivia com a pandemia de covid.
Na opinião de muitos profissionais de diferentes seleções, aquela Liga das Nações teve um nível técnico melhor do que outras edições. Os motivos foram a possibilidade de rodar o elenco a cada rodada, evitando sobrecarga física e minimizando a quantidade dos desfalques por conta de lesão, sem poder mexer numa lista inicial.
Sem o “engessamento” da regra anterior, as seleções podem agora viajar com elencos mais numerosos para as etapas. Em alguns casos, isso pode fazer muita diferença. Depois de jogar no Rio de Janeiro, por exemplo, o Brasil embarcará para duas etapas na Ásia, continente que também receberá as finais da VNL (confira a tabela completa da Liga das Nações).
Em um ano olímpico, a nova medida também deve ajudar as comissões técnicas na resolução das últimas dúvidas para fechar a lista de 13 atletas para a disputa de Paris-2024.
Por Daniel Bortoletto