VNL
Home Destaques VNL: o erro que deixará atleta holandês fora da competição
Destaques - Internacional - Liga das Nações - 1 de maio de 2024

VNL: o erro que deixará atleta holandês fora da competição

Bennie Tuinstra virou desfalque por questão administrativa


A Liga das Nações masculina (VNL) está chegando e as seleções já se preparam para a competição, que terá início em 21 de maio. Algumas usarão a disputa como preparação para a Olimpíada de Paris, enquanto outras equipes ainda buscam a vaga olímpica. Um exemplo é a Holanda, com a VNL tendo um caráter decisivo em busca do sonho. Mas por lá a competição já começou mal.

Cada federação pode inscrever até 30 jogadores para a Liga das Nações, com 14 atletas relacionados por partida. Normalmente, as seleções preenchem a lista completa de 30 atletas. No entanto, a Holanda, liderada pelo técnico italiano Roberto Piazza, terá um importante desfalque. Bennie Tuinstra, ponteiro de 23 anos, está fora da competição devido a um caso raro. A Federação Holandesa divulgou ontem (30/4) uma nota oficial informando que houve um engano na inscrição do jogador, o que o impedirá de atuar durante todo o torneio.

Os documentos exigidos de Tuinstra foram anexados no sistema, mas uma marcação necessária no nome do atleta não foi feita. Com isso, Piazza terá 29 atletas disponíveis para a competição. Diretor técnico da federação, Herman Meppelink comentou sobre a gafe:

– É trágico que isso aconteça. Sentimos muito pelo Bennie. Também é muito chato para a comissão e equipe, mas infelizmente se mostrou irreversível. Isso não é culpa de uma pessoa, mas de um processo mal concebido dentro da nossa organização. Estamos preocupados com isso e serão necessárias medidas para garantir que isso não aconteça novamente no futuro.

Tuinstra, que defendeu o Ziraat (TUR), na última temporada, também lamentou o ocorrido:

– Estou extremamente decepcionado. Você passa um ano inteiro tentando melhorar, porque tem um objetivo em mente: chegar aos Jogos Olímpicos. É um processo longo e estamos agora perto dele. Ouvir que não pode contribuir para isso agora, faz o estômago revirar por um momento. Não é legal para a equipe e nem para mim. Infelizmente erros são cometidos.

Foi anunciado que o jogador continuará treinando em sua terra natal, na esperança de que seus companheiros consigam uma das vagas olímpicas remanescentes. A Holanda está em 13° lugar no ranking da FIVB e para se classificar precisa pelo menos ultrapassar Cuba e Sérvia. Se a Holanda se qualificar para Paris, o jogador poderá ser incluído na seleção olímpica.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei