Polônia Turquia
Home Liga das Nações VNL: Polônia despacha a Turquia e está na semifinal
Liga das Nações - 21 de junho de 2024

VNL: Polônia despacha a Turquia e está na semifinal


A Polônia está na semifinal da VNL Feminina. O time do técnico Stefano Lavarini derrotou a Turquia, atual campeã da competição, de virada, por 3 sets a 2 – parciais de 20-25, 25-22, 25-20, 19-25 e 15-11 – , na manhã desta sexta-feira (21/6), em Bangkok, na Tailândia. Em seis edições da Liga das Nações, essa é a primeira vez que as turcas ficam fora da semifinal da competição.

A adversária da Polônia, por vaga na final, neste sábado, às 7h (horário de Brasília), é a Itália, na que na abertura da do rodada de hoje eliminou os Estados Unidos. A outra semifinal será disputada entre Brasil e Japão, na sequência, às 10h30, com transmissão pelo Sportv e pelo canal do Web Vôlei no Youtube (sem imagem).

Mais uma vez, a sobrevivência da Turquia no jogo passou pela grande atuação individual da cubana naturalizada turca Melissa Vargas, que marcou 39 pontos (29 de ataque 7 de bloqueio e 3 de saque). A oposta Stysiak foi o destaque da Polônia, com 17 acertos (12 de ataque, 3 de bloqueio e 2 de saque). As polonesas foram mais equilibradas na distribuição e erraram menos: 21 x 30.

A destacar a excelente entrada de Czyrnianska, que teve passagem pelo saque decisiva no tie-break, e a presença de Korneluk no bloqueio na reta final do duelo, parando Vargas duas vezes.

Sem a ponteira Baladin, que sofreu uma lesão abdominal na reta final da fase classificatória e retornou para a Turquia para se recuperar antes da Olimpíada, Santarelli escalou Cebecioglu no time titular e sofreu um pouco no passe e no ataque. Karakurt terminou a partida com 14 pontos, numa atuação irregular ofensivamente e repleta de destemperos.

Na Liga das Nações do ano passado, a Polônia derrotou a Alemanha nas quartas de final e caiu na semifinal para a China. A Turquia foi campeã com uma vitória por 3 a 1 sobre a China, nos Estados Unidos.

TURQUIA: Ozbay, Vargas, Kalac, Erdem, Cebecioglu, Karakurt e Orge (líbero). Entraram: Sahin, Aykac, Arici e Senoglu. Técnico: Daniele Santarelli.

POLÔNIA: Wolosz, Stysiak, Jurczyk, Korneluk, Lukasik, Medrzyk e Szczyglowska (líbero). Entraram: Lysiak, Wenerska, Smarzek e Czyrnianska. Técnico: Stefano Lavarini.