VNL testará o “cartão verde” nas finais
Cartão será uma forma de agradecer pelo fair play dos atletas
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) apresentará novidades nas regras durante as finais da Liga das Nações (VNL). Uma delas será o momento “fair play”.
A arbitragem dará um cartão verde para atletas que acusarem toques no bloqueio e na rede, evitando que o desafio eletrônico seja acionado para tirar as dúvidas. Para estimular esse tipo de ação, a FIVB vai premiar o time com mais fair play com um prêmio de US$ 30 mil (aproximadamente R$ 150 mil). A ação também deseja deixar o jogo mais dinâmico, um desejo antigo das TV´s com direito de transmissão do vôlei.
Outra novidade será a explicação da arbitragem para esclarecer situações confusas. O(A) primeiro(a) árbitro(a) abrirão o microfone para explicar ao público presente no ginásio ou vendo a transmissão sobre a decisão tomada.
As informações são do jornalista argentino Martín De Rose, do site Somos Voley.
Na atual VNL, outras mudanças já estão em andamento. Uma delas é sobre o desafio. Não existe mais pedido para bola dentro/bola fora. Todo lance assim é automaticamente revisado, com a arbitragem recebendo a imagem em um tablet.
Outra é sobre a mudança de lado da quadra, acontecendo a troca entre o segundo e terceiro sets. Já os pedidos de tempo foram alterados. Só é possível pedir dois por set caso o primeiro aconteça antes do 12º ponto. No tie-break, os times têm à disposição apenas um pedido de tempo.
A FIVB ainda manteve a disposição diferente dos bancos de reserva, atrás do árbitro principal, algo que não tem agradado muito os times.