Vôlei de praia
Home Praia Vôlei de praia: Brasil estreia no Sul-Americano sub-21
Praia - 19 de agosto de 2021

Vôlei de praia: Brasil estreia no Sul-Americano sub-21

Competição vale vaga no próximo Campeonato Mundial da categoria


As categorias de base do vôlei de praia brasileiro estão em Assunção, capital do Paraguai, para a disputa do Sul-Americano sub-21, que começa nesta sexta-feira. Além do título continental a competição também servirá como classificatório para o Mundial da categoria, programado para o final de setembro em Roi Et, na Tailândia. Thainara/Anne Karolayne e Gabriel Zuliani/Mateus Dultra serão os representantes do Brasil na disputa.

O torneio contará com duplas de Paraguai, Chile, Brasil, Bolívia, Equador, Peru e Uruguai. Serão sete duplas na chave feminina que será realizado em turno único com todas as parcerias jogando entre si. Thainara e Anne Karolayne abrem a competição contra as equatorianas Karelys e Stephany, às 9h (hora de Brasília). Ainda nesta sexta-feira as brasileiras enfrentam Galindo/Isa, da Bolívia, às 11h30. O treinador Marcelo Carvalhaes, o Big, que comanda a base feminina do vôlei de praia brasileiro, está confiante.

– Nossa dupla já disputou algumas etapas dos Circuito Brasileiro de base, então há uma grande expectativa quando vão representar o país em algum torneio internacional. A Anne já disputou uma edição do Mundial sub-19, então tem alguma bagagem. Fizemos alguns treinamentos aqui para a ambientação – contou Big, que aproveitou para analisar as adversárias.

– Vamos estrear contra a dupla equatoriana que também esteve no Sul-Americano sub-19 mês passado, então temos algum material de estudo. Se elas jogarem o que estão acostumadas a mostrar no Brasil nossas chances são muito boas. Temos que nos preocupar com todos os times, hoje o vôlei de praia está mais desenvolvido nos países da nossa região – disse Big.

Já na disputa masculina serão oito duplas divididas em dois grupos com quatro participantes. Gabriel Zuliani e Mateus Dultra estão no grupo B e estreiam contra Maurício/Vasquez (PER), às 11h30. O segundo compromisso dos brasileiros será às 18h10, quando enfrentam Salvatierra e Diaz, da Bolívia. Em Assunção, a dupla masculina do Brasil está sob comando do técnico Caio Lopes.

– O Gabriel e o Mateus já jogam juntos em competições adultas do Circuito Brasileiro, mas esta será a primeira vez dos dois juntos em um evento internacional. Embora eles já tenham alguma experiência deste tipo de torneio, foram com parceiros diferentes, então há um primeiro momento de adaptação – explicou Caio que ainda destacou os principais adversários dos brasileiros na busca pelo título.

– O time do Chile é o nosso principal adversário, que é forte e já com alguma experiência. Mas outras equipes também merecem atenção como do Equador e do Paraguai, que trouxeram atletas medalhistas do torneio sub-23 há alguns meses – completou Caio.