Leticia Pessoa vôlei de praia
Home Praia Vôlei de praia: programa de apoio para treinadora(e)s
Praia - 11 de agosto de 2022

Vôlei de praia: programa de apoio para treinadora(e)s

CBV lançou projeto para trabalho em conjunto de comandantes das duplas


A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) oficializou, nesta quinta-feira, um novo programa de apoio: treinadora(e)s das quatro melhores duplas de vôlei de praia no ranking da Federação Internacional, após o Campeonato Mundial de Roma, fazem parte de um projeto especial de trabalho conjunto. Eles recebem uma bolsa de auxílio e participam do monitoramento e da avaliação de atletas, programas de vivência e de treinamento das categorias de base, além de cursos de capacitação.

O primeiro grupo de técnicos do programa é formado por Lucas Palermo (por Duda/Ana Patricia), Leticia Pessoa (por Bárbara Seixas/Carol Solberg), Renato França (por Talita/Rebecca), Wallace Ramos (por Elize Maia/Thâmela), Ernesto Vogado (por André/George e Vitor Felipe/Renato) e Celso Silva Jantorno (por Bruno Schmidt/Saymon). Iago Hercowitz participou do primeiro mês, como treinador de Evandro/Álvaro Filho.

– Esse projeto é um reconhecimento da CBV à importância de técnicos e comissões técnica. Queremos que eles sejam parte atuante do desenvolvimento do vôlei de praia brasileiro, que possamos ampliar o diálogo e que estejamos cada vez mais próximos. Jovens talentos poderão, por exemplo, participar de treinamentos nos CT dos técnicos parceiros. Também teremos programas de vivência para esses profissionais, que serão observadores da CBV em competições. É mais um passo nas ações da CBV para o crescimento do vôlei de praia – explica Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da CBV.

Em março, a CBV já havia criado a comissão técnica permanente da modalidade, que dá suporte às duplas do alto rendimento e participa da criação de metodologias para as categorias de base. Leandro Brachola, técnico campeão olímpico nos Jogos Rio-2016 com a dupla Alison/Bruno Schmidt, é o supervisor técnico; e Marco Char, o coordenador da equipe, que conta com profissionais de fisioterapia, análise de desempenho e fisiologia.

Este mês, a CBV anunciou uma parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para que atletas que representarem clubes no Circuito Brasileiro possam usufruir de facilidades de logística e infraestrutura, como passagens aéreas.