
Vôlei e ginástica seguem como esportes preferidos das mulheres
Ibope Repucom divulga estudo, que reúne insights sobre o crescente interesse feminino por esportes
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Ibope Repucom divulgou o estudo “Women and Sports”, que reúne insights sobre o crescente interesse feminino por esportes e o relacionamento delas com diferentes aspectos do universo esportivo. O vôlei segue como principal preferência das mulheres.
O estudo revela que o interesse médio do público brasileiro pelas 30 modalidades esportivas mais populares cresceu 15% desde 2020. No entanto, o destaque fica para o público feminino, que apresentou um aumento de 20% no interesse médio por esportes, pouco mais que o dobro da evolução registrada entre os homens (+9%).
Skate, tênis e futebol de areia se destacam no crescimento do interesse feminino por esportes
Entre os 15 esportes mais populares do Brasil, algumas modalidades se destacaram pelo crescimento expressivo do interesse entre as mulheres nos últimos anos. O skate lidera essa evolução, com um aumento de 48% no volume de mulheres declaradas fãs desde 2020, seguido pelo tênis (+33%), futebol de areia (+31%), futsal (+27%) e atletismo (+22%). Embora a penetração desses esportes entre o público feminino ainda seja inferior à masculina, a taxa de crescimento do interesse das mulheres superou a dos homens em todas essas modalidades.
Vôlei e ginástica seguem como os esportes mais admirados pelo público feminino
O estudo também aponta as modalidades que mais despertam o interesse do público feminino. O vôlei lidera com 70% de preferência, seguido de perto pela ginástica olímpica (69%), natação (65%), vôlei de praia (61%) e futebol (60%). Em quatro dessas cinco modalidades, o interesse feminino supera o masculino, com o futebol sendo a única exceção.
– O crescente interesse das mulheres no universo esportivo e sua relevância para o desenvolvimento do esporte no Brasil é notável. Esse avanço reforça a necessidade de um olhar estratégico e direcionado para as expectativas e demandas do público feminino por parte de organizações e entidades esportivas, marcas patrocinadoras e demais envolvidos na experiência e engajamento dos fãs- afirma Danilo Amâncio, Coordenador de Marketing do Ibope Repucom.