Vôlei feminino: O que está em jogo na última rodada
Seis jogos encerram, neste domingo/segunda-feira a fase classificatória do torneio feminino de vôlei na Olimpíada de Tóquio. O Brasil praticamente já garantiu a primeira colocação no Grupo A, já que enfrenta o Quênia, lanterna, a partir das 9h45 (horário de Brasília), no último confronto do dia. No outro grupo, os quatro classificados estão definidos. A briga é pela colocação dentro da chave. E, nesse cenário, o Brasil pode cruzar até mesmo com os Estados Unidos já no primeiro mata-mata.
A rodada começa às 21h deste domingo, com Sérvia x Coreia do Sul valendo a segunda colocação do Grupo B. As duas seleções têm 3 vitórias em quatro jogos, mas as sérvias são as atuais vice-líderes por terem 9 pontos, contra 7 das asiáticas. Vitória do time do técnico Lavarini faz a Coreia terminar em segundo. Mas, na prática não adianta muito, porque o confronto da próxima fase será decidida em sorteio e não em cruzamento olímpico. Os segundo e terceiro colocados dos grupos participam do sorteio com os segundo e terceiro colocados com a outra chave para definir os confrontos das quartas de final.
Às 23, EUA e Itália duelam também para definir a ordem das quatro classificadas na chave. Quem terminar em quarto nesse bolo vai duelar com o Brasil no mata-mata das quartas.
Às 2h20, Rússia e Turquia se enfrentam em busca de uma melhor colocação no Grupo B. Na sequência, às 4h25, o confronto entre as eliminadas China e Argentina não vale mais nada. É só para cumprir tabela.
Às 7h40, Japão e República Dominicana jogam pela quarta e última vaga no Grupo A.
RODADA DE HOJE
21h – Sérvia x Coreia do Sul
11h05 – EUA x Itália
2h20 – Rússia x Turquia
4h25 – China x Argentina
7h40 – Japão x República Dominicana
9h45 – Brasil x Quênia
CLASSIFICAÇÃO GRUPO A
1 Brasil 4 vitórias, 11 pontos
2 Sérvia 3v, 9p
3 Coreia do Sul 3v, 7p
4 Rep. Dominicana 1v, 5p
5 Japão 1v, 4p
6 Quênia 0v, 0p
CLASSIFICAÇÃO GRUPO B
1 Itália 3v, 9p
2 Rússia 3v, 8p
3 EUA 3v, 8p
4 Turquia 2v, 7p
5 China 1v, 4p