
Vôlei Renata conquista o CBI sub-21 pela primeira vez
A base do Vôlei Renata faturou primeiro título nacional de sua história. Na tarde deste domingo (21/9), vitória do time sub-21 campineiro sobre o Praia Clube por 3 a 2, de virada, parciais de 23-25, 25-22, 22-25, 25-19 e 15-11, na final do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema.
Além da conquista, o Vôlei Renata teve o melhor jogador da competição, o central Yan, de 2,10m, autor de 20 pontos na decisão. Ele ainda foi eleito para a seleção da competição ao lado dos ponteiros Thiago Vaccari e Vini. O trio, assim como o líbero Bandini, está efetivado no time principal do Vôlei Renata, que disputa o Campeonato Paulista adulto.
Yan, inclusive, vem sendo titular do Vôlei Renata nas últimas rodadas do Campeonato Paulista. Maior pontuador da final com 24 acertos, Thiago Vaccari também ganhou espaço na última partida do time campineiro vindo do banco de reservas e atuando em praticamente dois sets.
– Foi uma vitória muito merecida pelo trabalho e a entrega dos meninos durante essa semana e na temporada. Tivemos alguns percalços durante o ano, convocações, algumas mudanças e eles acabaram atuando pouco tempo juntos, mas mostraram a força nessa fase final. Estamos muito felizes com a conquista, é claro, mas também satisfeitos por ver o crescimento deles – analisa o treinador do time sub-21, Fernando Martins, o Pirata, eleito o melhor treinador do torneio.
Sede da fase classificatória do CBI, em maio, que levou seis equipes para a etapa final, o Vôlei Renata teve campanha extremamente positiva em Saquarema, vencendo todos os jogos disputados. Na estreia, venceu o Flamengo por 3 a 1, mesmo placar da vitória para cima do Sada Cruzeiro na segunda rodada. O final da fase de grupos teve um 3 a 0 dos campineiros para cima do São José.
Com 100% de aproveitamento, os campineiros despacharam o Flamengo na semifinal e o time de Uberlândia na grande decisão, que durou quase duas horas.
RETROSPECTO
Esta é a terceira vez em quatro anos que o Vôlei Renata vai ao pódio do torneio, que é o único de nível nacional de fomento da modalidade. Em 2022, em sua primeira participação, ficou com a medalha de prata. Ano passado, os campineiros faturaram o bronze.
O projeto de formação do Vôlei Renata acumula outros pódios a nível nacional. Em 2023, o time sub-19 faturou o bronze no CBI e em 2022, o sub-17 ficou com a prata. Nesta temporada, além do time sub-21, a equipe sub-19 e sub-16 também garantiram vaga para a fase final. Os dois torneios acontecerão no final do ano.