Vôlei Renata
Home Estaduais Vôlei Renata estreia no Paulista. Jogo terá transmissão
Estaduais - 24 de agosto de 2021

Vôlei Renata estreia no Paulista. Jogo terá transmissão


Depois de quase dois meses de pré-temporada, o Vôlei Renata faz seu primeiro compromisso oficial nesta quarta-feira, quando recebe o Climed/Atibaia, às 19h30, no Ginásio do Taquaral, em Campinas, pela primeira rodada do Campeonato Paulista. O duelo terá transmissão gratuita no canal SP Vôlei (clique aqui para acessar).

Sob comando do técnico Marcos Pacheco, que retorna ao projeto depois de oito anos, o Vôlei Renata se apresentou para iniciar os trabalhos em meados de julho, depois de passar por uma bateria de exames e por avaliações cardiológicas e de função pulmonar. Depois de, aproximadamente, sete semanas de trabalho, o time campineiro está pronto para a estreia.

– Fizemos uma preparação compatível com a exigência do desafio que teremos pela frente. Começamos priorizando a parte física, depois incluímos, aos poucos, a parte técnica, agora, neste último momento, trabalhamos a parte coletiva. Então, dentro do contexto, dentro da exigência que será esse começo da temporada, o time chega bem. O Paulista é muito duro, muito difícil, mas estamos aptos para este momento de estreia. É claro que ainda vamos crescer, evoluir, mas para o primeiro desafio estamos bem preparados – avalia o técnico Marcos Pacheco.

Durante a pré-temporada, o Vôlei Renata realizou dois jogos-treino, um deles contra o próprio Climed/Atibaia. Em duelo combinado de quatro sets, no Ginásio do Taquaral, cada equipe venceu dois. No outro confronto amistoso, o time campineiro venceu o Vedacit Vôlei Guarulhos, por 3 a 1.

– Lógico que a gente sempre entra em quadra para vencer, sempre empenhado em buscar vitórias, mas nos amistosos o mais importante era o time se entender, se entrosar. Foi o momento dos jogadores se conhecerem, afinar o sincronismo entre levantador e atacante, a linha de recepção se organizar. Foi importante colocar em prática o que vínhamos treinando no dia-dia. A equipe assimila melhor dessa forma. Sabemos que no campeonato a exigência é maior, a busca pela vitória é mais intensa, mas o time já funciona melhor depois dessas partidas – acrescenta Pacheco.

Pacheco é apenas uma das novidades para a temporada 21/22 do Vôlei Renata. Ele comandou o time entre 2012 e 2013, levando a equipe para a decisão do estadual. Dentro da quadra, os campineiros acertaram a permanência dos levantadores González e Cristiano, do ponteiro Temponi e do central Barreto. O campeão olímpico Evandro, o ponta Canuto, o meio de rede Judson e o líbero Alê são reforços. Jovens das categorias de base como Nasser, Sérgio, Félix e Anderson completam o elenco.

Também reforços, Lucão e Adriano, com a Seleção Brasileira na disputa do Sul-Americano, desfalcam o time no início do Estadual, assim como o ponteiro Lima, que está com o Brasil sub-21, que se prepara para o Mundial da categoria.

O Vôlei Renata é o atual campeão paulista e carrega bom aproveitamento em estaduais. Nos últimos dois anos, a equipe campineira conquistou 18 vitórias em 21 jogos pelo Paulista, com aproveitamento de 85%. Além do título em 2020, o projeto subiu ao pódio em oito oportunidades: vice em 2011, 2012, 2013 e 2019 e terceiro em 2014, 2015, 2016 e 2018.

– O Paulista é uma das competições mais importantes do país em nível regional e o Vôlei Renata é o atual campeão. Sabemos que existe uma grande expectativa de todos. O time também entende essa responsabilidade e está preparado para esses desafios. A equipe sofreu algumas alterações no elenco, se reforçou. É uma realidade que o time não está completo, em função de alguns jogadores estarem na Seleção Brasileira e que bom que temos jogadores desse nível. A expectativa é alta. A gente sabe da nossa responsabilidade, respeitando os adversários, todo contexto do torneio, mas sabemos das condições que temos de buscar o bicampeonato. Esse é o objetivo e essa é a busca – encerra.