Vôlei Renata: mistura do Brasil com a Argentina
Equipe de Campinas conta com a volta do técnico Horacio Dileo e dupla argentina em quadra para buscar voos mais altos
Atual tricampeão paulista e vice-campeão da Copa Brasil, o Vôlei Renata terá uma mistura de Brasil com Argentina para tentar fazer bonito na temporada 2022/2023. A equipe de Campinas é o tema da 13ª matéria da série especial do Web Vôlei sobre os 24 participantes da Superliga.
Após um início promissor em 2021, o time, então comandado por Marcos Pacheco, sofreu com lesões e caiu nas quartas de final do torneio nacional. Em busca de voos mais altos, o argentino Horacio Dileo está de volta e terá à disposição dois atletas de seu país: o levantador Demián González, no clube desde 2018, e o ponteiro Nico Lazo, repatriado após se sagrar campeão da liga francesa com o Montpellier.
O representante de Campinas, que já foi finalista da Superliga na temporada 2015/16, teve como grandes baixas os campeões olímpicos Lucão, que vai jogar no Sada/Cruzeiro, e Evandro, que anunciou aposentadoria.
Outra novidade do Vôlei Renata é o oposto Felipe Roque, ex-Funvic/Educacion/Natal, convocado por Renan Dal Zotto para os treinos da Seleção Brasileira visando o Mundial. O atacante está recuperado de uma lesão no joelho direito e com muita sede de entrar em quadra. Seu companheiro na posição é Lucas Borges, ex-Apan/Eleva. Na ponta, a chegada de João Franck, ex-Vedacit Vôlei Guarulhos, é outro fator positivo.
Também desembarcaram em Campinas os centrais Felipe Brito e Lucas Fonseca, respectivamente vindos de Natal e Blumenau, para formarem o trio com Barreto, além do experiente levantador Everaldo, ex-Minas.
Para completar o elenco, o Vôlei Renata renovou com mais três peças importantes: os ponteiros Adriano, que estreou pela Seleção Brasileira na última Liga das Nações, e Lucas Lima, que subiu da base em 2020 e figura mais uma vez no time principal. O líbero Alê segue com a titularidade da posição.
Posição na última Superliga: 6ª.
Reforços contratados: Everaldo (levantador), Felipe Roque (oposto), Lucas Borges (oposto), João Franck (ponteiro), Nicolás Lazo (ponteiro), Felipe Brito (central) e Lucas Fonseca (central).
Quem teve o contrato renovado: Demián González (levantador), Adriano (ponteiro), Lucas (ponteiro), Barreto (central) e Alê (líbero).
Quem saiu: Cristiano (levantador), Evandro (oposto), Bruno Canuto (ponteiro), Bruno Temponi (ponteiro), Igor Nasser (ponteiro), Judson (central), Lucão (central).
Estrangeiros: Demián González (Argentina) e Nico Lazo (Argentina).
Técnico: Horacio Dileo.
Competições previstas no calendário: Campeonato Paulista, Copa Brasil e Superliga.