
Vôlei Renata vira em Suzano e está na final da Superliga
De virada, o Vôlei Renata garantiu, nesta noite, vaga na final da Superliga Masculina de Vôlei 2024/25 ao derrotar o Suzano por 3 sets a 2, parciais de 25-23, 18-25, 25-27, 25-18 e 15-12, na Arena Suzano, encerrando a série melhor de três das semifinais da competição em 2 a 0.
O adversário do Vôlei Renata na final do dia 4 de maio, às 10h, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, é o Sada Cruzeiro, que eliminou o Praia Clube na outra semifinal com a vitória por 3 a 0 hoje, em Uberlândia (MG), e vai tentar o seu nono título na Superliga.
No duelo de opostos, o argentino Bruno Lima, do Vôlei Renata levou a melhor. Terminou a partida com 31 pontos (29 de ataque, 1 de saque e 1 de bloqueio), enquanto Guilherme Sabino, do Suzano, fez 24 (22 de ataque e 2 de bloqueio). O hermano foi eleito o melhor em quadra e ficou com o Troféu VivaVôlei.
Em busca do título inédito, o Vôlei Renata alcança a segunda final consecutiva, a terceira desde a criação do projeto. Sob o nome de Brasil Kirin, o time paulista perdeu a final para o Sada Cruzeiro em 2015/16. Ano passado, foi superado pelo Sesi Bauru na decisão. A equipe campineira ficou com o bronze em 2013/14 e em 2020/21.
O JOGO
Diante de uma Arena Suzano completamente lotada, com sete mil torcedores, os donos da casa começaram perdendo, mas terminaram o set com moral, conseguindo diminuir uma vantagem que chegou a ser de cinco pontos e perdendo pela diferença mínima. Na segunda parcial, a virada de bola do Vôlei Renata – ponto forte do time no primeiro set, principalmente com Bruno Lima – caiu. Suzano foi com coragem para o saque, Bieler distribuiu bem, colocando os centrais para jogar e dificultar a marcação rival, para empatar a partida em 1 a 1.
O jogo voltou a ficar equilibrado na terceira parcial, e novamente o Suzano, empurrado pela torcida, encontrou forças para virar um placar em que perdia por 23 a 20 e depois 24 a 22. O Vôlei Renata voltou mais agressivo no saque e Adriano, até então sumido na partida, voltou a ter relevância na decisão dos pontos. Sem muito esforço, o time campineiro venceu por 25 a 18 levando a partida para o tie-break.
Suzano abriu logo 4 a 1 no quinto set, mas o Vôlei Renata reagiu e empatou em 5 a 5, mas só conseguiu abrir dois pontos de vantagem no 13 a 11, após um erro de ataque do time da casa. Num ataque de Judson, a equipe de Campinas carimbou a vaga para a final.
SUZANO: Bieller, Guilherme Sabino, Maicon Leite, Pedrosa, Daniel Muniz, Renan Bonora e Tiago Brendle (líbero). Entraram: Taichi, Gabriel, Gabriel Pessoa, Wennder, Rodriguinho, Gabriel Santos. Técnico: Peu Uehara.
VÔLEI RENATA: Bruninho, Bruno Lima, Judson, Léo, Maurício Borges, Adriano e Lukinha (líbero). Entraram: Bandini, Cris, Davy, Celestino. Técnico: Horacio Dileo.