“Volta ao mundo” no Encontro Internacional da FMV
Evento virtual foi encerrado nesta segunda-feira
A Federação Mineira (FMV) encerrou, na noite desta segunda-feira, o 1º Encontro Internacional de Voleibol. O evento virtual reuniu cerca de 200 participantes em 30 horas de transmissão de conteúdo, trocas de experiências, debates e atualização sobre a modalidade, em quatro dias.
Os inscritos deram uma verdadeira “volta ao mundo” do conhecimento. O ciclo de palestras começou na última sexta-feira, com o italiano Nicola Negro, técnico da equipe Itambé/Minas, falando sobre a atualidade do vôlei feminino, e, na sequência, Fábio Correia, preparador físico do Sada Cruzeiro falou sobre “o saber do treinador”. Já no sábado, um dia inteiro de muito voleibol, com palestras que passaram por análises de dados, estatísticas e melhoras no desempenho dos atletas, além da atualidade da modalidade no naipe masculino. Os participantes assistiram nomes internacionais, como o australiano Mark Lebedew e o canadense Glenn Hoag, além dos brasileiros Henrique Modenesi e o técnico Rubinho, um dos organizadores do evento.
No domingo, mais quatro palestras no Encontro Internacional. Rubinho falou sobre como anda o cenário estrangeiro e o brasileiro, passando pela base até o adulto. Com ampla experiência no vôlei francês, o brasileiro Maurício Paes falou sobre a formação de atletas no país europeu. O reconhecido italiano Maurício Barbiero trouxe detalhes de como é o modelo de formação na Itália, uma das principais escolas do mundo na modalidade. E uma palestra muito importante comparou o vôlei ao futebol. O brasileiro Eduardo Tega, consultor de desenvolvimento e inovação no esporte, falou do modelo da Uefa, no futebol europeu, e o que pode ser tirado de modelo no vôlei brasileiro.
No feriadão da Independência do Brasil, mais palestras para fechar o encontro com chave de ouro. O preparador físico da Sada Cruzeiro, Fábio Correia, deu uma aula sobre o controle de cargas e de treinamento. Em seguida, Cesar Benatti, brasileiro com ampla experiência no exterior, falou sobre a formação americana na universidade. O experiente treinador brasileiro Marcelo Fronckowiak, com passagens por Minas, Rio de Janeiro e Seleção Brasileira, atual técnico do Cuprum Lubin, da Polônia, palestrou sobre a relação de atletas jovens com os adultos, um momento importante na formação de novos jogadores. Por fim, o argentino Marcelo Mendez falou sobre o modelo de formação argentino e encerrou o evento.
– A Federação Mineira de Vôlei agradece a todos os participantes que fizeram deste evento um marco na história do voleibol mineiro e nacional. Estamos ansiosos para a retomada das atividades e, em breve, teremos mais novidades para desenvolver e valorizar o nosso voleibol – disse o presidente da Federação Mineira de Vôlei, Tomás Mendes.