Zaksa
Home Destaques Zaksa atropela Wegiel na semifinal da Champions
Destaques - Internacional - 30 de março de 2022

Zaksa atropela Wegiel na semifinal da Champions

No confronto polonês, o esperado equilíbrio não apareceu


Com a certeza de um representante polonês garantido na final da Champions League masculina, o clássico entre Zaksa e Wegiel chegou cercado de expectativas, nesta quarta-feira. Mas o equilíbrio esperado não entrou dentro de quadra. Mesmo jogando fora de casa, o Zaksa, atual campeão da Champions, venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25-20, 25-14 e 25-19.

Anteriormente na temporada, as duas equipes já haviam protagonizado finais. O Wegiel levou a melhor na Supercopa da Polônia. Mais recentemente, o Zaksa faturou a Copa da Polônia sobre o rival.

Com uma atuação beirando a perfeição, o levantador polonês Marcin Janusz conseguiu acionar muito bem todos os seus atacantes: os ponteiros Sliwka e Semeniuk pontuaram 14 vezes cada, o oposto Kaczmarek colaborou com 12 e o central Huber, com outros 11. O central David Smith não ultrapassou os dois dígitos de pontuação, mas teve 100% de aproveitamento no ataque: sete bolas recebidas e sete pontos.

Sem conseguir quebrar o ritmo do adversário, o técnico Andrea Gardini promoveu muitas alterações no Wegiel, mas que não surgiram tanto efeito. O ponteiro Tomasz Fornal foi o principal pontuador da equipe com 13 pontos: 11 de ataques (52% de aproveitamento), um de saque e outro de bloqueio.

Confira abaixo os dados estatísticos da partida:

Jastrzesbki Wegiel x Zaksa Kedzierzyn-Kozle
Ataques: 34 (40%) – 48 (62%)
Aces: 3 – 2
Bloqueios: 4 – 8
Recepções positivas: 44% – 50%
Erros: 17 – 11

O triunfo aproxima o Zaksa de chegar pelo segundo ano consecutivo à grande final da principal competição de clubes. Por outro lado, com o revés, o Wegiel terá que vencer, fora de casa, por 3-0 ou 3-1, forçando o golden set.

Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei