Grand Prix Zé Roberto GP 2017
Home Entrevista Zé relembra GP de 2017: “O caminho das vitórias muitas vezes começa com a derrota”
Entrevista - 28 de maio de 2020

Zé relembra GP de 2017: “O caminho das vitórias muitas vezes começa com a derrota”


Em live nesta semana ao programa “Os Canalhas”, do site UOL, comandado pelos jornalistas Rodrigo Viana e João Carlos Albuquerque, o técnico da Seleção Brasileira, José Roberto Guimarães, contou histórias de superação que existem de sobra em sua vitoriosa carreira. Uma delas é a do último título conquistado pela Seleção Brasileira Feminina, o Grand Prix de 2017 – hoje a competição se chama Liga das Nações.

O Brasil começou o torneio com derrotas, mas depois engrenou uma série de vitórias contra adversários difíceis, até derrotar a Itália na última partida.

– A derrota muitas vezes te mostra o caminho a ser seguido. O caminho das vitórias começa muitas vezes com a derrota, que é onde te mostra onde é que eu tenho que melhorar, onde é que eu tenho que evoluir, porque as vitórias vão acontecer, exatamente os detalhes, as dificuldades, onde é que o adversário está te pressionando, onde é que as coisas estão acontecendo de errado, e você vai corrigindo, vai ajustando, vai melhorando, vai dando um ritmo melhor, vai diminuindo o número de erros e ali a coisa vai começar a acontecer, vai se ajustando, vai evoluindo e ali pronto, a transformação vai acontecendo – disse o tricampeão olímpico.

– Mas isso é gradativo, não é da noite para o dia. Eu estava vendo, o SporTV está passando o nosso campeonato de 2017 e a gente perdeu jogos assim, a gente ganhou esse campeonato, mas a gente perdeu para a Tailândia, perdemos para o Japão, dois times asiáticos, e a gente estava com a faca no pescoço e a gente ia ganhar três jogos consecutivos aqui no Brasil, Bélgica, depois ainda nós tínhamos Holanda e Estados Unidos, e a gente ganhou os três jogos e aí você vê nitidamente a evolução do time – completou.

(FIVB)