Zé Roberto: “A tendência é continuar”
Treinador admitiu tal possibilidade no programa "Resenha ESPN"
José Roberto Guimarães gravou, nesta semana, uma entrevista para o programa “Resenha ESPN“. E, na conversa com o jornalista André Plihal e com os ex-jogadores Amoroso, Lugano e Fabio Luciano, ele admitiu a possibilidade de seguir no comando da Seleção Brasileira feminina de vôlei.
No encerramento do programa, exibido na noite desta sexta-feira (23/8), com o futebol como principal tema, Zé Roberto foi questionado sobre o futuro no vôlei.
– Quando o programa vai pro ar? – questionou ele.
– Sexta-feira – ouviu do apresentador.
– A tendência é continuar – emendou o treinador.
Ao fim dos Jogos Olímpicos de Paris, com a conquista da medalha de bronze, Zé Roberto deixou alinhada para esta semana uma reunião com a cúpula da CBV para fazer um balanço do trabalho e um alinhamento das expectativas para o futuro.
NOVO CICLO
Com um Campeonato Mundial marcado para 2025, a programação do ciclo olímpico para Los Angeles-2028 tende a não repetir as anteriores.
Normalmente, o primeiro ano de um novo ciclo permite mais testes e atletas pedem folgas maiores. Mas, com o Mundial passando a ser disputado de dois em dois anos, o planejamento muda para quem coloca tal torneio como prioritário. E o Brasil ainda busca ganhar o torneio pela primeira vez no naipe feminino.
Outra mudança é poder garantir a vaga nos Jogos de 2028 ainda em 2026. Com a mudança na forma de classificação, o vencedor dos campeonatos continentais se garante com muita antecedência. E o Brasil vem sendo hegemônico no Sul-Americano, nos duelos com Argentina, Peru e Colômbia.
Outro ponto que havia sido combinado anteriormente por Zé Roberto e CBV era iniciar em 2025 o projeto da Seleção de Novas. No masculino, atendendo pedido de Bernardinho, ele foi antecipado para 2024.
Por Daniel Bortoletto