Home Destaques Zé Roberto é indicado ao Hall da Fama do vôlei
Destaques - Internacional - Seleção Brasileira - 3 de abril de 2024

Zé Roberto é indicado ao Hall da Fama do vôlei

Treinador, que completará 70 anos em julho, compete com Aleksander Skiba, Gilberto Herrera e Kare Mol 


O tricampeão olímpico José Roberto Guimarães foi anunciado como um dos candidatos a integrar o Hall da Fama do vôlei em 2024. O paulista, que atualmente comanda a seleção feminina e o THY, da Turquia, concorre com o polonês Aleksander Skiba, o cubano Gilberto Herrera e o norueguês Kare Mol.

A participação popular se somará às indicações dos próprios integrantes do Hall da Fama. Os seis nomes que mais agradarem aos fãs receberão um voto adicional no pleito oficial, em que o Comitê de Seleção Internacional, composto por todos os homenageados vivos, indicará os novos membros.

Desta forma, qualquer um pode votar até o dia 14 de abril, através deste link. O resultado será conhecido no dia 20 de maio. Já a cerimônia de premiação da nova turma de homenageados acontecerá no Museu do Vôlei, em Holyoke, nos Estados Unidos, nos dias 18 e 19 de outubro. Em 2023, Renan Dal Zotto, foi um dos vencedores.

Zé Roberto pode se juntar a um grupo que tem nomes com Shelda e Adriana Behar (dupla no vôlei de praia), Nalbert, Giovane, Giba, Bebeto de Freitas, Maurício, Loiola, Zé Marco, Ana Moser, Nuzman, Sandra Pires, Fofão, Bernard, Emanuel, Ricardo, Serginho, Jackie Silva, Bernardinho, Renan dal Zotto e Fernanda.

O brasileiro completará 70 anos em julho e é o único no mundo a ser campeão olímpico com a mesma seleção em naipes diferentes. Com os homens, foi ao topo do pódio em Barcelona 1992. Já com as mulheres, repetiu o feito em Pequim 2008 e Londres 2012.

Além de Zé Roberto, o Hall da Fama indicou outras duas brasileiras, mas para a categoria Praia: Adriana Samuel e Ana Paula Henkel. A primeira foi campeã dos Jogos Mundiais de Haia em 1993, além de prata e bronze em Atlanta-1996 e Sydney-2000, respectivamente. Atualmente, ela trabalha gerenciando carreiras de outros atletas, incluindo de outras modalidades. Já Ana Paula foi tricampeã do Grand Prix de vôlei, participando do time que conquistou o ouro nas edições de 1994, 1996 e 1998. Ela também foi medalhista de bronze em Atlanta 1996.

Confira todos os indicados ao Hall da Fama 2024

Vôlei de quadra masculino

Dimitar Karov (Bulgária)
Ivan Miljkovic (Sérvia)
Raúl Quiroga (Argentina)
Andrea Zorzi (Itália)
Philippe Blain (França)

Vôlei de quadra feminino

Regla Bell (Cuba)
Kumi Nakada (Japão)
Zhang Rongfang (China)
Manuela Benelli (Itália)
Barbara Jelic (Croácia)

Vôlei de praia masculino

Julius Brink e Jonas Reckermann (Alemanha)
Tim Hovland (EUA)

Vôlei de praia feminino

Ana Paula Henkel (Brasil)
Adriana Samuel (Brasil)
Elaine Youngs (Estados Unidos)

Treinador

José Roberto Guimarães (Brasil)
Kare Mol (Noruega)
Aleksander Skiba (Polônia)
Gilberto Herrera (Cuba)

Líder

Barry Couzner (Austrália)
Kainu Mikkola  (Finlândia)
Giuseppe Panini (Itália)

Vôlei sentado

Hadi Rezaei (Irã )