Zé Roberto
Home Liga das Nações Zé Roberto leva suspensão por “banana” para Abbondanza
Liga das Nações - Seleção Brasileira - 16 de junho de 2026

Zé Roberto leva suspensão por “banana” para Abbondanza


A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) suspendeu o técnico José Roberto Guimarães por um jogo por “indisciplina”. Assim ele está fora da partida do Brasil contra França, nesta quarta-feira (17/6), em Ankara, na Turquia. Paulo Coco será o treinador.

Segundo o anúncio da entidade, o técnico teve “má conduta contra outro membro do movimento global de vôlei”. Na primeira semana da VNL, em Brasília, Zé Roberto “mandou uma banana” para o italiano Marcelo Abbondanza, comandante da Bulgária, após uma discussão durante a partida. Segundo a FIVB, não dá possibilidade de apelação.

A FIVB também anunciou uma advertência ao belga Vital Heynen por repetir palavrões durante uma entrevista para a Volleyball World no intervalo de uma partida da seleção masculina chinesa. Já o italiano Giovanni Guidetti levou uma multa de 1.500 francos suíços, cerca de R$ 10 mil, por reclamar contra a arbitragem na partida entre Canadá x Japão.

“As três decisões são finais e não sujeitas a apelação. Diante da natureza em concorrência das infrações, os procedimentos foram conduzidos de forma acelerada. O Subcomitê do Painel Disciplinar da FIVB reserva-se o direito de reabrir qualquer processo caso uma parte sancionada não cumpra sua sanção”, publicou a entidade.