Zé e Gabi no pódio do Mundial
Home Seleção Brasileira Zé Roberto tira chapéu para Gabi: “Melhor do mundo disparada”
Seleção Brasileira - 9 de setembro de 2025

Zé Roberto tira chapéu para Gabi: “Melhor do mundo disparada”

Técnico destaca liderança da ponteira e pede paciência sobre volta ao topo do pódio: "Nossa hora vai chegar"


A liderança de Gabi na Seleção Brasileira feminina de vôlei ganhou novos e marcantes capítulos no Campeonato Mundial da Tailândia. Fã declarado da capitã do time verde-amarelo, o técnico José Roberto Guimarães reconheceu o diferencial da atleta na campanha que terminou com a medalha de bronze, com uma vitória dramática sobre o Japão. Em entrevista ao “Globo Esporte”, Zé Roberto voltou a colocá-la no topo da atualidade.

– Gabi deu um show. Se você pegar na posição em que ela joga, o que faz, é um absurdo. O que comandou o time, se dedicou, focou, chamou as outras… absurdo. Eu tenho que tirar o chapéu, porque, além de uma ótima capitã, Gabriela Guimarães é a melhor jogadora do mundo disparada – disse Zé Roberto.

Segunda maior pontuadora do Mundial, com 142 pontos (atrás apenas da oposta Vargas, da Turquia, com 151), Gabi mostrou frieza nos momentos difíceis. Sobretudo, em meio à reação japonesa na disputa pelo bronze. Só nessa partida, foram 35 pontos da capitã.

“Nossa hora vai chegar”

Além do espírito aguerrido da atleta, Zé identificou união de todo o grupo em torno do objetivo da medalha. Ele voltou ao Brasil consciente de que detalhes fizeram a diferença na semifinal diante da Itália. Por isso, pediu paciência sobre o retorno da Seleção ao topo de um pódio.

O último título de expressão do Brasil foi o Grand Prix de 2017, mas a equipe esteve presente nos principais pódios nos últimos anos: foram dois bronzes (Jogos de Tóquio 2021 e Paris 2024 e Mundial) e uma prata (Liga das Nações de 2025).

– Estar entre os três melhores sempre é importante. Lógico que todo mundo quer o primeiro lugar, mas é continuar trabalhando, correndo atrás desse grande sonho. Acho que as jogadoras foram muito comprometidas o tempo inteiro, deram uma demonstração de amor, de paixão, de carinho, de luta no Mundial. A nossa hora, como diz a música, vai chegar. É correr, treinar e sonhar, porque Deus sabe a estrela que tem que brilhar. Vamos chegar – afirmou o tricampeão olímpico.