
Zé sobre escalação: “Técnico tem que ter sempre dúvida”
Treinador pede que todas as atletas estejam dispostas a encontrar soluções para as necessidades da Seleção Brasileira
O técnico José Roberto Guimarães admitiu ter dúvidas sobre a escalação da Seleção Brasileira para a sequência do Campeonato Mundial feminino de vôlei. Na vitória sobre a França de virada, no tie-break, ele aprovou as entradas positivas da levantadora Macris e da oposta Rosamaria, nos lugares de Roberta e Kisy. Mas lembrou que as escolhas levarão sempre em conta o contexto geral do grupo.
– Técnico tem que ter sempre dúvida. Faz parte do contexto, porque ontem a Rosamaria entrou muito bem e ajudou a virar o jogo. Não que a Kisy estivesse mal, esse não é o detalhe, mas é o que aconteceu no contexto geral do time – afirmou Zé Roberto, em entrevista ao Sportv.
“Outro jogo a partir do terceiro set”
Ele lembrou das dificuldades que a Seleção enfrentou para impor seu ritmo de jogo. Por outro lado, as francesas, com um saque agressivo, ganharam confiança nas duas primeiras parciais. Mas, a partir do terceiro set, o público tailandês viu outra postura das brasileiras.
– Todo mundo melhorou a partir do terceiro set. Foi outro jogo. No primeiro e no segundo não fomos para o jogo. Foi horrível. Nada dava certo. O sistema defensivo não funcionava. Sem agressividade no saque, e a França fazendo isso. Depois, todo mundo melhorou. Isso ajudou também a Rosa. Mas um dia uma não vai estar bem, e o importante é quem entrar ajudar a resolver e encontrar as soluções para podermos vencer – analisou o tricampeão olímpico.
O Brasil volta à quadra contra Porto Rico, nesta terça-feira (26/8), às 9h30, pelo Grupo C, no encerramento da primeira fase. O Sportv2, a VBTV (streaming da Volleyball World) e o canal do Web Vôlei no YouTube (sem imagens) transmitem.
Se passar para a próxima fase na primeira colocação do grupo, a Seleção vai enfrentar, nas oitavas de final, o segundo colocado do Grupo F: China ou República Dominicana.