Zenit Kazan fatura Copa com Volkov e Christenson destaques
Na decisão, vitória incontestável sobre o Dínamo Moscou
O Zenit Kazan conquistou o 10° título da Copa da Rússia masculina de vôlei, neste domingo, ao bater o Dínamo Moscou na final por 3 sets a 0, parciais de 25-18, 25-19 e 25-23, na reedição da decisão do temporada passada. Atual líder do Campeonato Russo, o time não deu chances ao adversário e impôs um volume de jogo muito consistente, do início ao fim da partida. O resultado coroou uma campanha perfeita do Kazan no Final Four, sem perder um único set (na semi, triunfo sobre o Lokomotiv Novosibirsk).
O ponteiro Volkov atribuiu o ótimo momento da equipe ao espírito que o técnico realçou no plantel, revelando que o comandante Alexey Verbov tem dado atenção especial para a atmosfera do grupo. Com objetivo de reforçar essa ideia, o técnico convidou a todos para assistirem ao documentário “Sogno Azzuro”, que conta a trajetória
da seleção de futebol italiana até à conquista do campeonato Europeu de 2021. Ressaltando a importância do coletivo também fora das quadras.
– Somos realmente uma família. A atmosfera que reina na equipe é visível e, isso para mim é mais importante que qualquer título – disse o treinador após o triunfo na final.
Dmitry Volkov foi maior pontuador da final com 14 pontos: 10 no ataque (62% de eficiência), dois blocks e outros dois aces. Pelo lado do Moscou, o oposto búlgaro Sokolov foi quem conseguiu pontuar mais: 10 no total.
O levantador americano Micah Christenson foi outro destaque do confronto, com levantamentos rápidos e precisos ele distribuiu o jogo de maneira bastante eficiente no Zenit Kazan. Havia expectativa de que Christenson obtivesse o prêmio de MVP da competição, inclusive por seus companheiros de time, que foram pegos de surpresa quando Maxim Mikhaylov foi anunciado como MVP. O oposto fez 11 pontos na final, 10 em ataques (42% eficiência) e outro em bloqueio. E ele acabou elogiando o compatriota Volkov.
– Não me considero o MVP. Dmitry merecia mais. Eu cancelaria esses prêmios individuais, isso é subjetivo e muitas vezes injusto. Esse prêmio é de toda a equipe – disse o atacante russo que também foi eleito nas edições de 2018 e 2019.
Confira os jogadores premiados no Final Four da Copa da Rússia 2021:
Melhor atacante: Maxim Mikhaylov
Melhor levantador: Pavel Pankov
Melhor bloqueador: Alexander Volkov
Melhor líbero: Lauri Kerminen
MVP: Maxim Mikhaylov
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei