COB
Home Internacional Zenit Kazan volta aos treinos; Renan planeja retorno “gradativo”
Internacional - 28 de maio de 2020

Zenit Kazan volta aos treinos; Renan planeja retorno “gradativo”


Os medalhistas de bronze do Campeonato Mundial de Clubes de 2019, Zenit Kazan, estão de volta aos treinos, após o intervalo da quarentena imposto pela pandemia do novo coronavírus. O time russo, que também conquistou a Copa da Rússia e a prata da Superliga na última temporada, se reuniu para uma sessão ao ar livre na última sexta-feira, usando máscaras e luvas e seguindo as regras de distanciamento social.

As medidas na República Russa do Tartaristão foram relaxadas e, depois que os jogadores testaram negativo para o coronavírus, o técnico Vladimir Alekno conseguiu reunir sua equipe nas quadras de areia do Beach Sports Center e retomar as atividades físicas.

De acordo com o planejamento, a equipe treinará quatro vezes por semana até o final de junho. Após um breve período de folga, a preparação para o início do campeonato deve ser retomada em julho, quando as duas estrelas estrangeiras da equipe, o francês Earvin Ngapeth e o polonês Bartosz Bednorz, deverão se juntar ao grupo.

– É claro que esse é o nosso plano provisório e pode mudar de acordo com a situação ou com as possíveis convocações da seleção para nossos jogadores. Vamos chamar esse primeiro período de ‘limpeza’, após o auto-isolamento. Começar a se preparar para a temporada após um mês de férias é uma coisa, mas fazê-lo após quase quatro meses, é completamente diferente. Isso nunca aconteceu na minha carreira de treinador e eu tinha medo disso. Estou feliz por podermos começar a trabalhar – disse Alekno.

No Brasil

No Brasil, o técnico da Seleção Brasileira Masculina, Renan dal Zotto, admitiu, na live “Fórum 360 Live – Novos Caminhos: O Esporte Pós-Pandemia”, que já planejou alguns cenários de retorno aos treinos, mas ainda sem data, já que, no Brasil, a quarentena imposta pelo COVID-19 começou depois que na Europa.

Renan disse que a ideia é trabalhar com o grupo por algumas semanas no CT da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em Saquarema, emendando exames físicos e atividades técnicas sem folga, inicialmente.

– No meu computador eu tenho três planos de retorno para a seleção. Quero reunir esse grupo nem que seja mais para o final do ano. A hora que liberar vamos para dentro de Saquarema. E talvez tenhamos que ficar umas duas semanas sem dar folga aos atletas. No momento em que for determinado o retorno do voleibol, vamos ter que realizar exames em todos. Mesmo assim, sabemos que será um retorno gradativo, porque o vôlei é um esporte de muito contato, onde todos tocam na bola – disse Renan.