Maracanã
Home Destaques Maracanã faz 70 anos, com vôlei imortalizado por amistoso
Destaques - Especiais - 16 de junho de 2020

Maracanã faz 70 anos, com vôlei imortalizado por amistoso

Estádio foi inaugurado na Copa do Mundo de futebol de 1950


O Maracanã completa 70 anos nesta terça-feira e o vôlei também tem história para contar em um dos maiores palcos do futebol do mundo.

No dia 26 de julho de 1983, o gramado do Maracanã abriu espaço para a histórica partida entre Brasil e União Soviética – campeã olímpica e bicampeã mundial – diante de quase 100 mil pessoas na arquibancada – 95.887 torcedores, para ser exato – dentro de uma série de quatro amistosos programados pela CBV para seguir o processo de popularização do esporte no país.

Foi recorde de público no voleibol mundial. Foi também a primeira partida de vôlei a céu aberto envolvendo duas seleções deste nível. Quem não pôde estar no Maracanã, acompanhou a partida sob a emoção da narração de Luciano do Valle, pela TV Record. Ele foi, inclusive, um dos idealizadores do projeto.

A Geração de Prata – que conquistaria o vice-campeonato olímpico no ano seguinte, em Los Angeles, e vinha de um inédito vice-campeonato mundial, em 1982, na Argentina – levou a torcida à loucura com a vitória por 3 sets a 1, de virada – parciais de 14-16, 16-14, 15-7 e 15-10.

Apesar de todos os estudos prévios feitos antes de se decidirem pela data do grande evento – o inverno seco do Rio de Janeiro mostrava julho como o mês de menor índice pluviométrico dos 10 anos anteriores – choveu horrores naquela noite. Torrencialmente.

A partida correu risco de não acontecer e foi interrompida várias vezes para secagem da quadra. Jogadores das duas seleções pegaram os panos de chão, se ajoelharam na quadra e ajudaram a secar o piso. Foi necessário cobrir a quadra com tapetes de lã para o amistoso prosseguir.

Na verdade, a partida do dia 26 de julho já era o plano B. O amistoso tinha sido marcado inicialmente marcado para o dia 17 de julho e adiado por conta da chuva. Nada disso, no entanto, tirou o brilho do evento. Bernard pôde, finalmente, dar o seu famoso saque “Jornada nas Estrelas” com toda pompa e circunstância, sem se preocupar em acertar o teto do ginásio.

A partida é considerada um dos marcos da popularização e do crescimento do vôlei no Brasil. Foi transmitida pela TV aberta no país, pela Rede ABC, nos EUA, e pela BBC, de Londres. Os relacionados pelo técnico Bebeto de Freitas foram William, Bernardinho, Amauri, Fernandão, Badalhoca, Domingos Maracanã, Marcus Vinícius, Rui, Renan, Bernard, Xandó, Montanaro, Leo, Ronaldo e Cacau. Do lado soviético, craques com Savin, Vyacheslav Zaytsev (pai de Ivan Zaytsev, atual destaque italiano), Oleg Moliboga, entre outros, comandados pelo histórico Platonov.

Por Patrícia Trindade