Bernard
Home Fora de Quadra Bernard Rajzman entra para o Hall da Fama do COB
Fora de Quadra - 20 de junho de 2021

Bernard Rajzman entra para o Hall da Fama do COB

Homenagem aconteceu durante etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia


A última etapa Open da temporada 20/21 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia foi marcada por uma homenagem a um dos grandes nomes da história do vôlei. Membro da Geração de Prata e criador do saque “Jornada nas Estrelas”, Bernard Rajzman teve as mãos eternizadas no Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB) no intervalo entre as duas finais na Urca, no Rio de Janeiro.

– Eu quero dizer que para mim é uma honra muito grande e um orgulho entrar para esse Hall da Fama, eleito pelo organismo mais importante do esporte brasileiro. A gente vive uma vida para fazer o esporte da melhor forma e, quando a gente consegue ter esse reconhecimento, nos dá mais estímulo para continuar nessa luta pelo esporte brasileiro. Agradeço ao Comitê Olímpico do Brasil e à Confederação Brasileira de Voleibol por essa homenagem. Espero que o esporte cresça e que a gente traga algumas medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio – disse Bernard.

No último dia 08, quando completava 107 anos, o COB lançou a versão digital do seu Hall da Fama para ser referência sobre esporte olímpico brasileiro, com perfis detalhados e grande acervo de fotos e vídeos. A página pode ser acessada através do link https://www.cob.org.br/pt/cob/home/hall-da-fama. Nesta terça, foi encerrado o processo de indicação para a escolha dos novos ídolos do esporte que se juntarão aos 24 nomes já indicados este ano.

A ideia é que todas as homenagens se juntem em um museu no Centro de Treinamento Time Brasil, num espaço aberto à visitação pública e que conterá com um mural onde os moldes das mãos ou pés dos homenageados ficarão disponíveis. Todos terão um QR Code que levará os visitantes à página do homenageado no portal e, assim, todo torcedor poderá ter uma experiência imersiva e inesquecível. Rogério Sampaio, diretor-geral do COB, agradeceu à Bernard pelo trabalho fora das quadras que ajudou o Brasil na conquista de algumas medalhas, inclusive a de ouro do próprio Rogério em Barcelona 1992.

– Gostaria de destacar que o Bernard, desde que deixou de ser atleta, assumiu um compromisso pessoal de trabalhar em prol do esporte. O trabalho dele quando ocupava o cargo de Secretário Nacional do Esporte foi fundamental para que eu pudesse ter uma medalha olímpica. Agradeço muito pelo teu trabalho e deixo aqui também a gratidão do Comitê Olímpico do Brasil por sua dedicação. Você conseguiu aquele objetivo de todo atleta quando conquista uma medalha olímpica: inspirar outros atletas. Até hoje você continua inspirando as novas gerações e, por isso, esse reconhecimento do COB à você e ao seu legado – disse Rogério.

Perfil

Aos 11 anos, Bernard entrou no basquete do Fluminense, mas passou para o vôlei por ser considerado baixo para a modalidade. Estreou com 17 anos na Seleção Brasileira e se tornou um dos grandes nomes da denominada Geração de Prata, sacudindo os estádios com o “Jornada nas Estrelas”, nome da série de TV dos anos 60. A jogada, que adaptou do vôlei de praia, era sacar a bola muito alto, com força e efeito, dificultando a recepção do adversário. Participou de três edições dos Jogos Olímpicos como jogador: Montreal 1976 (7º), Moscou 1980 (5º) e Los Angeles 1984, quando foi vice-campeão olímpico. A seleção contou com sua grande virtude, a velocidade nos ataques, tanto como central, quanto como ponteiro.

Após encerrar a carreira, foi Secretário Nacional de Esportes, deputado estadual, presidente da 1ª Comissão de Atletas do COB e chefe de missão em diversos eventos, como os Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011 e Olímpicos Londres 2012. É membro do COI desde 2013. Foi enredo do título do Grupo C da tradicional escola de samba Unidos de Lucas, no Rio de Janeiro, em 2003. O filho mais velho, Phil, é campeão mundial de surfe, na categoria Longboard, e o mais novo, Bernardo, é jogador de basquete.