Surpresa: EUA e Dominicana fora da final na Copa Pan
Argentina e Porto Rico jogarão pelo título neste domingo
Os dois principais favoritos ao título da Copa Pan-Americana feminina foram surpreendidos nas semifinais deste sábado (12/8). Estados Unidos e República Dominicana ficaram pelo caminho e disputarão apenas a medalha de bronze. Surpresa então com Argentina e Porto Rico como finalistas.
Na primeira semi, a Argentina ganhou de virada dos Estados Unidos por 3 sets a 1, parciais de 24-26, 25-23, 25-20 e 27-25, e jogará a decisão pela primeira vez na história.
O grande destaque das Panteras foi a jovem oposta Bianca Cugno, 20 anos, autora de 23 pontos, 20 deles no ataque. A ponteira Yamila Nizetich, uma das mais experientes do time, colaborou com 15. Vale lembrar que a Argentina agora é comandada por Daniel Castellani e será uma das rivais do Brasil no Sul-Americano no Recife.
Pelo lado americano, que teve a levantadora Jenna Gray, do Gerdau Minas, como titular na semi, a maior pontuadora foi a ponta Simone Lee. Jogadora mais conhecida do elenco, a também ponteira Sarah Wilhite terminou com oito.
No jogo de fundo, para delírio da torcida na cidade de Ponce, Porto Rico levou a melhor diante da República Dominicana no tie-break, parciais de 25-18, 21-25, 20-25, 25-22 e 15-7.
Festa pela surpresa da vitória e por ter superado uma adversária quase com força máxima. Marcos Kwiek teve a volta de Bethania De La Cruz, além de Yonkaira Peña, Brayelin Martinez, Gaila Gonzalez. Entre as titulares, apenas Jineiry Martinez não jogou a final, enquanto Brenda Castillo ficou fora de toda a competição.
A jovem Elaine Rivera liderou Porto Rico na pontuação com 22 acertos, seguida pelas rivais De La Cruz (20), Brayelin (20) e Gonzalez (17). A destacar ainda a quantidade de erros dominicanos: 30